5 estratégias para fazer uma apresentação memorável

Pode chegar um momento na sua carreira em que seja convidado a estar perante os seus pares numa conferência para fazer uma apresentação, comentários ou um workshop.

Fazer apresentações em conferências e em reuniões é uma boa forma de demonstrar o seu conhecimento como um especialista no assunto e progredir na sua carreira, mas, para muitos profissionais, falar em público pode ser intimidante.

Apesar de se descrever como introvertida, Nikki Wild, FCMA, CGMA, sente-se confortável a falar em conferências — ainda que atrás de um púlpito que a separa de todas as pessoas que estão à sua frente no público. Wild, coach executiva e de negócios da Wild Empowerment em Hampshire, Reino Unido, que anteriormente trabalhava em contabilidade de gestão, fez a transição para o coaching de negócios há mais de dez anos.

Nikki Wild e Tony McMurray, FCMA, CGMA, que é diretor geral da Ingram Micro em Sofia, Bulgária, e um palestrante frequente, apresentam métodos fáceis para vencer o medo e se tornar um orador eficaz.

Wild e McMurray explicam que com preparação, prática e foco, pode sair da sua zona de conforto e subir a um palco para fazer uma palestra polida e profissional que o seu público apreciará muito depois de terminar.

Os seus conselhos incluem:

Conheça o seu público. O primeiro passo na preparação de um discurso é conhecer qual a composição do seu público, disse Wild. Se for um grupo de pares, determine o seu grau de especialização para que possa adaptar o seu diálogo a esse nível.

“Descubra junto da organização do evento se os membros do seu público têm o mesmo conhecimento técnico, usam terminologia semelhante e, genericamente, têm o mesmo nível profissional, ou se vai falar com um grupo de pares mais abrangente, onde pode precisar de explicar os seus pontos através de uma linguagem mais geral”, disse.

Estabeleça a sua credibilidade. A maioria dos públicos, particularmente aqueles com experiência em finanças e em contabilidade, exige credibilidade dos seus oradores, disse McMurray.

Uma forma de explicar porque está qualificado a falar sobre o seu tema é pela apresentação da sua experiência pessoal com o assunto, do trabalho feito ou da pesquisa desenvolvida, o que lhe permite falar com autoridade.

Depois de ser reconhecido como um especialista no assunto, faça o seu discurso de forma fluente, expressiva e com confiança, disse McMurray.

Crie uma grande abertura. Seja pelas mensagens de telefone ou pela resposta a e-mails, as pessoas, muitas vezes, chegam às apresentações sobrecarregadas com distrações. Para os palestrantes, captar e manter a atenção do público é um dos maiores desafios que enfrentam enquanto se preparam para fazer as suas intervenções.

Abrir a sua apresentação com uma anedota divertida ou interessante ou iniciar exercícios interativos, tais como fazer perguntas ao público em que para responder têm de levantar a mão, tem o poder de lhes prender a atenção. Outra técnica de envolvimento é a visualização — pedir ao seu público que feche os olhos enquanto lhes estimula a imaginação através de narrativas animadas.

Conecte com o seu público online ou pessoalmente. A pandemia de COVID-19 introduziu uma nova forma de abordar o público e Wild disse que os oradores se apresentam de forma bastante diferente através de um computador do que se for pessoalmente.

Para os oradores que se tentam conectar com pessoas online, Wild sugere que foquem o seu olhar na câmara, para fazer contacto visual com o seu público, e não no monitor. Embora olhar para o monitor permita que veja o seu público online, acaba por lhes parecer que está a olhar para baixo, o que quebra a conexão.

Ao fazer uma apresentação num evento presencial, também é crucial que se conecte com o seu público. Isso requer uma técnica totalmente diferente, disse Wild. Recomenda focar nas pessoas durante alguns segundos de cada vez. No entanto, alerta que olhar para as pessoas durante demasiado tempo pode fazer com que se sintam desconfortáveis.

Torne memorável. Quando Wild prepara um discurso, coloca ênfase na sua mensagem, muitas vezes, focada em um ou dois pontos centrais que quer que o seu público se lembre.

McMurray recorre a técnicas de storytelling e, no final das apresentações, para reforçar a sua mensagem, por vezes questiona o seu público sobre o que diriam a alguém que lhes perguntasse o que aprenderam com a apresentação.

 

Adaptado de: “5 strategies for delivering a memorable presentation“, por Teri Saylor, escritora independente sediada nos Estados Unidos, publicado em FM magazine em 30 de março de 2023.



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