O CFO orientado por dados: 5 passos para revelar os dados financeiros de crescimento

Existe um equívoco comum entre os líderes empresariais de que os CFOs estão totalmente focados nas demonstrações financeiras e sempre a olhar para o bottom line. Mas, no mundo de hoje, há mais do que um bottom line e mais do que uma forma de lá chegar. Estão todos à procura de uma vantagem — seja uma forma de superar a concorrência ou de melhorar o desempenho — e os dados de desempenho global são a chave para encontrar essa vantagem.

Disponibilidade e capacidade de análise

Ao seu alcance, a maioria das empresas tem dados que medem cada parte da experiência do cliente, desde a aquisição até ao envolvimento, o desempenho e o desgaste. Também existem ferramentas mais inteligentes que ajudam a analisar esses dados com a ajuda de inteligência artificial e machine learning.

Tudo isto levou a duas grandes mudanças para o CFO. Em primeiro lugar, os contributos de tantas fontes diferentes podem revolucionar a tomada de decisão. Em vez de esperar por dados retrospetivos, existe o potencial de investir em informações quase em tempo real. Para aproveitar ao máximo todos estes dados, é necessário estar conectado com as ferramentas e o conhecimento para os analisar. Algo diferente, é apenas pedir para ser ultrapassado pela concorrência.

Em segundo lugar, é necessário que os CFOs se tornem especialistas em mais do que apenas finanças e contribuam para a empresa de forma mais abrangente. Num mercado complexo, em que as pequenas empresas e as grandes corporações gerem vários canais de vendas, competem por talentos e tomam decisões financeiras com vista ao crescimento do negócio, o mundo está mais centrado em dados do que nunca.

Aqui estão cinco passos para ajudar a tratar os seus dados e aproveitá-los ao máximo para a sua empresa.

  1. Comprometa os recursos com a qualidade dos dados

Vale a pena repetir que as empresas que não priorizarem os dados serão deixadas para trás. Estas precisam de refletir esse valor quer nas decisões de contratação quer no investimento em ferramentas. Contrate antecipadamente pessoas experientes em dados e equipe-as com a tecnologia para recolher, verificar e analisar os dados de forma eficiente. Isto resultará em dados úteis e de alta qualidade que farão a empresa prosseguir e levarão a uma tomada de decisão muito melhor.

  1. Alinhe a equipa com o que é importante

Os CFOs podem ser inundados com dados, portanto saiba onde se deve focar. Faça escolhas estratégicas sobre as métricas sagradas para as vendas e marketing, a satisfação do cliente e a rentabilidade. Depois de saber o que deve acompanhar, alinhe a equipa em torno desses números para que todos estejam na mesma página. Não há nada pior do que monitorizar métricas que não estão alinhadas com as metas ou fazer com que as suas equipas dediquem esforço e tempo em trabalho que não faz a diferença.

  1. Combine análises regulares

Todos sabemos que definir metas apenas ajuda se acompanhar o seu progresso. Da mesma forma, monitorizar as principais métricas nos seus dados apenas é útil se forem analisados regularmente. Determine a melhor frequência para essas análises e quem precisa de estar envolvido. Cumpra com esse cronograma. Lembre-se, só porque tem dados não significa que tenha de os analisar diariamente com a sua equipa. Dê tempo aos seus dados para que as suas análises tenham um significado real.

  1. Escolha as suas batalhas

Com as pessoas certas na equipa usando as ferramentas certas, pode estar confiante de que os seus dados são precisos. Isto liberta-o da dúvida e permite-lhe promover um debate saudável sobre o que fazer com os dados, e não sobre os dados em si. Este é um ponto fácil de ignorar, mas é a chave para o poder dos bons dados. Com uma compreensão partilhada do que os números medem, pode focar o tempo e a atenção na construção de estratégias e na tomada de medidas.

  1. Comprometa-se com a ação e acompanhe o progresso

Tudo isso move a equipa ou a organização em direção a uma meta final: uma cultura que aceita a discussão e a evolução da estratégia. Os dados permitem ver mudanças abaixo da superfície; em alguns casos, podem até mesmo prevê-las antes de chegarem. O progresso significativo vem da aceitação dessas mudanças e, como resultado, da tomada de medidas comprometidas. É deste modo que o CFO orientado por dados se torna um impulsionador de resultados.

 

Adaptado de: “The Data-Driven CFO: 5 Steps to Unlock Financial Data for Growth“, por Ben Goodyear, chief financial officer da Pipe, uma plataforma de capital moderna para fontes de receita recorrente (antes de entrar na Pipe em 2023, foi CFO da Mailchimp, diretor financeiro do grupo de pequenas empresas e independentes da Intuit e diretor sénior de operações na América do Norte da Visa), publicado em CFO News em 19 de setembro de 2023.



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