5 passos para construir uma excelente cultura empresarial que acrescente valor

Há muito que constatamos uma correlação direta entre um ambiente de trabalho que apoia os colaboradores, a satisfação geral do cliente e o sucesso organizacional contínuo. Qualquer organização pode desencadear uma reação em cadeia que começa com a contratação, o desenvolvimento e o cuidado com os colaboradores da mais alta qualidade. Esta dedicação fundamental aos colaboradores, em seguida, desperta o seu desejo de oferecer um excelente serviço ao cliente. A reputação de excelência da sua organização com os clientes, em seguida, ganha mais negócios de clientes de alta qualidade, criando oportunidades adicionais para os seus colaboradores — e o ciclo recomeça.

Por outras palavras, uma organização que apoie o bem-estar dos seus colaboradores irá, por sua vez, sustentar o seu próprio bem-estar.

Embora muitos executivos apoiem teoricamente o conceito, dar prioridade a uma cultura centrada nos colaboradores torna-se um desafio no contexto de mudanças operacionais e perturbações do mercado. Muitas organizações acham difícil manter a cultura à medida que aumentam de dimensão e âmbito. Ouvimos, muitas vezes, dizer que o crescimento ameaça a cultura, mas defendemos exatamente o oposto — o crescimento é essencial para uma boa cultura porque cria novas oportunidades para os colaboradores.

Então, porque é que tantas organizações têm dificuldade com expansões e transições? Talvez lhes falte a aplicação firme de princípios e valores orientadores fundamentais.

Os valores de uma organização são cruciais para alcançar a durabilidade. Na sua ausência, os líderes são suscetíveis de tomar decisões de curto prazo contrárias aos interesses de longo prazo. Portanto, à medida que as organizações mudam e o mundo ao seu redor evolui, devem basear-se nos seus princípios fundamentais para orientar a tomada de decisões. Estes não devem permanecer estáticos; devem ser revistos e atualizados periodicamente através de um processo deliberado e ponderado.

Embora cada organização tenha os seus próprios princípios e valores fundamentais, existem alguns passos universais para lhes permanecer fiel ao longo do tempo:

1. “Responder” em vez de “reagir” aos desafios que surgem no seu caminho. É tentador, em circunstâncias difíceis, reagir de forma demasiado imediata e dramática. Em vez disso, as organizações devem responder com ponderação. Isso inclui ouvir os colaboradores, olhar através de uma perspetiva de longo prazo e construir respostas baseadas numa base sólida de princípios e valores.

2. Contratar bem e recrutar de novo os colaboradores. Contratar pessoas em quem pode confiar para tomar as decisões certas baseadas nos seus valores declarados. Em seguida, “recrutar de novo” esses colaboradores ao longo das suas carreiras. Isto significa procurar proativamente formas de garantir que estão satisfeitos com os seus trabalhos. Ao fazê-lo, resulta em colaboradores que estão enraizados na organização e que iniciam a reação cíclica em cadeia de um excelente serviço ao cliente, novos negócios e novas oportunidades.

3. Manter uma comunicação constante. Os líderes a todos os níveis devem investir tempo e recursos numa comunicação efetiva e transparente. Mesmo quando as notícias não são excelentes, ser sincero sobre o que está a acontecer — e porquê — contribui muito para gerar confiança e segurança na organização.

4. Incentivar os colaboradores a serem líderes. Fazer com que seja uma prioridade dar aos colaboradores a formação e as experiências necessárias para prepará-los para futuras funções de liderança. Esta abordagem promove um sentido de posse, responsabilidade e envolvimento dentro da organização. Cultiva um sentido de gestão em que os colaboradores querem, eventualmente, deixar a organização melhor do que a encontraram.

5. Viver ativamente os valores e a cultura. Para que as organizações perdurem, os seus princípios e valores devem ser aplicados uniformemente em cada interação através de toda a organização, de cima para baixo. Isso significa que os seus valores também devem estar facilmente acessíveis e visíveis para todos na organização — não apenas expostos na parede do CEO.

Aproveitar o poder de uma cultura de trabalho positiva nem sempre é fácil. No entanto, constatamos que uma atmosfera verdadeiramente envolvente é mais do que um ativo vago e intangível. Na verdade, os custos de um mau ambiente de trabalho são demasiado elevados para ignorar, e os benefícios de um clima saudável e centrado nas pessoas são demasiado significativos para menosprezar. Ao dar prioridade aos colaboradores e seguir firmemente os princípios fundamentais, as organizações podem vencer as adversidades e prosperar nos próximos anos.

 

Adaptado de: “5 steps to build a great company culture that adds bottom-line value“, por Jim Proppe e Jason Drake, diretores executivos na empresa de auditoria e consultoria Plante Moran, publicado em CFO News em 09 de julho de 2024.



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