Os benefícios da IA podem demorar tempo; os CFOs devem continuar a incentivar o investimento

Hoje, a maioria dos líderes concorda que a IA generativa beneficiará as suas organizações e as pesquisas iniciais mostram que a adoção da IA tem sido abrangente e rápida através de diferentes setores da economia. Os lucros aumentarão à medida que as empresas aprendam como maximizar o valor dos seus investimentos em IA.

Porém, à medida que mais empresas e mais CFOs se aventuram no mundo da IA, os decisores precisam de compreender quais são os resultados realistas a curto prazo e as estratégias necessárias para apoiar o sucesso a longo prazo. A IA vem com um custo inicial inevitável e provavelmente demorará tempo para obter todos os seus benefícios, mas, com preparação e capacitação adequadas, é um investimento que vale a pena e que os CFOs devem defender.

Invista cedo e controle as expectativas

Todos os membros da direção (e aqueles que são responsáveis ou aqueles que escrutinam minuciosamente a rentabilidade de uma organização) devem lembrar-se de que, tal como qualquer outro investimento empresarial, a IA precisa de tempo e apoio para compensar totalmente. Uma forma de ajudar a controlar as expectativas é identificar um cronograma de ROI. Desta forma, pode manter os seus colegas da direção, colaboradores e acionistas, se for uma sociedade anónima, informados sobre o momento em que espera ver os benefícios mais tangíveis desta tecnologia.

Envolva os colaboradores e invista na formação

Para garantir que a sua IA vale a pena — porque não é barata — a sua organização precisa de dar prioridade à melhoria das competências das suas pessoas antes, durante e depois da implementação. Enquanto CFO, controla o orçamento, mas nem sempre a implementação ou a instalação de determinados recursos. No caso da IA, é imperativo que trabalhe com os líderes dos departamentos para certificar-se de que o envolvimento com a IA é encorajado e que os colaboradores têm a formação adequada para terem sucesso. A conclusão é que não se pode investir apenas em software; deve investir também em apoio para fazer o trabalho direito. Com tempo e formação suficientes, a IA pode mudar a forma como a sua empresa funciona.

Faça um balanço antes de investir mais

Embora o entusiasmo seja grande, encorajo todos os líderes a certificarem-se de que os seus utilizadores estão a obter o máximo benefício desta tecnologia. Avalie o uso em relação aos seus objetivos para que, mesmo que não veja uma correlação direta com a rentabilidade ou o crescimento da receita, possa ver ganhos de produtividade. Se determinados utilizadores não estiverem a utilizar as suas licenças, reatribua-as. É tudo uma questão de aproveitar ao máximo o que tem, provar o valor e, em seguida, tomar decisões calculadas.

Em última análise, não há como contestar o enorme potencial da IA e porque é que os CFOs devem apoiar o investimento. À medida que se prepara para acelerar as suas estratégias de IA, lembre-se de ser paciente, investir em formação e capacitação e avaliar o sucesso cedo e com frequência. Com estes três elementos em mente, o seu investimento em IA compensará — mesmo que demore tempo.

 

Adaptado de: “AI benefits may take time; CFOs should still push for investment“, por Jim Caci, CFO na AvePoint, publicado em CFO News em 21 de junho de 2024.



Deixe um comentário