Como ganhar confiança ao comunicar

A maioria das pessoas interage facilmente com a família e os amigos próximos. Mas, por vezes, conhecer pessoas novas, falar em grupo, ou falar em público pode causar ansiedade, autoconsciência e medo de ser envergonhado.

Para os financeiros, comunicar com confiança é fundamental para ajudar gestores, colegas e clientes a sentirem-se seguros na sua capacidade de desempenho a um nível elevado, o que pode levar a uma carreira mais bem sucedida.

Paul Hatrak, CPA, CGMA, de Wilkes-Barre, Pensilvânia, proprietário da Hatrak Associates e autor de Picture Perfect Business Success: How to Go From Confusion to Clarity in Your Business, descreve como se tornar um comunicador eficaz.

A autenticidade é a chave, disse: “Tem que pensar claramente para falar claramente. Deve possuir confiança para transmitir confiança, e deve ser credível para mostrar credibilidade.”

Hatrak e outros especialistas apresentam conselhos para desenvolver a confiança e ser credível quando comunica com os outros.

Conheça o seu público. Quer se esteja a dirigir a um cliente ou a um parceiro de negócios individualmente, a apresentar a um pequeno grupo, ou a falar perante uma grande multidão, os seus nervos podem atrapalhar uma conversa produtiva ou um discurso eficaz, disse Hatrak.

Uma estratégia para superar o nervosismo é aprender tudo o que puder sobre o seu público, como o seu nível de experiência ou as suas funções nos seus locais de trabalho. Isto ajuda a encontrar um terreno comum que o vai ajudar a sentir-se mais confiante quando falar com eles.

Prepare a sua mensagem. Antes de fazer uma apresentação ou ir a uma reunião, deve ter clareza sobre a mensagem que deseja transmitir, disse, a sediada em Atlanta, Deborah Curry, CPA, CGMA, vice-presidente e controller da Speakeasy Inc., uma empresa internacional de consultoria de comunicação executiva.

A preparação é a melhor forma de obter clareza na sua mensagem e de se sentir confiante na sua transmissão. Também vai mantê-lo focado e ajudá-lo a evitar divagações e explicações excessivas, duas armadilhas que podem fazer com que o seu público se desligue, acrescentou Curry. “Lembre-se, menos é mais,” disse.

Faça perguntas. Fazer perguntas e pedir feedback é uma boa forma de quebrar o gelo, disse Jay Sullivan, sócio-gerente da Exec-Comm, uma empresa de consultoria de comunicação executiva na cidade de Nova York. “Se eu fizer ao meu público uma pergunta inteligente, e isso gerar respostas refletidas, vou parecer inteligente e confiante,” disse. “Ser um bom comunicador resume-se a fazer boas perguntas e ouvir de facto as respostas.”

Sullivan sugeriu que fazer perguntas que abram conversas, ajudam a evitar fazer suposições sobre as necessidades do seu público e a deduzir o que é importante para aqueles com quem está a falar. Três exemplos de perguntas são: Qual o seu objetivo? Para si, sobre o que é mais importante falarmos? Como posso ajudá-lo?

Faça contacto visual. Fazer contacto visual e focar em pessoas específicas no seu público pode ajudar a acalmar os nervos e a projetar confiança, de acordo com Sullivan.

“Se estou a falar para 30 pessoas, não foco em toda a audiência,” disse. Em vez disso, Sullivan escolhe pessoas, faz contacto visual, e fala diretamente com essas pessoas durante frases completas.

Saia da sua zona de conforto. Uma das melhores formas de desenvolver a confiança é fazer coisas que o façam sentir-se desconfortável, incluindo falar em público, colaborar com outros em projetos e falar com estranhos, disse Curry.

Hatrak descobriu que as pessoas bem sucedidas têm o hábito de fazer coisas que as deixam desconfortáveis, e é assim que desenvolvem a confiança. “Aceite os momentos em que começa a sentir-se desconfortável,” disse. “A vida começa quando termina a sua zona de conforto.”

 

Adaptado de: “Unleash your confidence when communicating“, por Teri Saylor, escritora independente sediada nos Estados Unidos, publicado em FM magazine em 18 de fevereiro de 2022.



Deixe um comentário