- 27 de Abril, 2022
- Posted by: Filipa Ferreira
- Category: CFO
Quando um CFO novo numa organização assume o controlo, deve estar preparado para enfrentar desafios além de folhas de cálculo e de demonstrações dos resultados. Em muitos aspetos, o CFO atua como um “consigliere” para o CEO, um conselheiro indispensável e o seu braço direito. Um CFO eficaz assume total responsabilidade pelos aspetos financeiros das decisões para que o CEO não tenha que fazê-lo. E fá-lo de uma forma que cria confiança com a gestão de topo e com o conselho de administração, bem como com investidores, bancários e analistas.
Uma das principais áreas em que os novos CFOs precisam de desenvolver conhecimentos é a estratégia empresarial. Compreender porque é que uma empresa tem sucesso e o que deve fazer para se adaptar e vencer num ambiente dinâmico é extremamente importante.
O pensamento estratégico começa com a compreensão dos concorrentes e das vantagens competitivas da empresa e como estes se relacionam com o crescimento, preços e quota de mercado da organização.
Dominar o desenvolvimento e a análise da estratégia requer tempo. Aproveite todas as oportunidades para ouvir e participar ativamente nas reuniões internas de estratégia. Leia alguns dos livros sobre estratégia ou tenha aulas. Só não espere até se tornar CFO para começar a pensar neste lado do negócio ou pode nunca chegar lá.
O que mais fazem os CFOs bem sucedidos? São muito ativos no crescimento das suas redes, tanto dentro das suas empresas como fora delas. Fora da empresa, os CFOs geralmente criam ligações com os CFOs de clientes, fornecedores e até concorrentes. Controllers e outros potencialmente em linha para uma vaga de CFO podem fazer o mesmo. Se é um controller, conecte-se com outros controllers, seja de forma independente ou através de organizações de networking.
Quando encontrar colegas de outras empresas, pergunte-lhes o que os tornou bem sucedidos. Ouça-os descrever como se relacionam com o seu CFO, CEO e outros executivos de topo e imite as melhores práticas. Além disso, entre em contacto com os seus colegas de outras áreas para entender melhor as suas funções e desafios e procure formas da sua organização os ajudar a ter sucesso. O networking desenvolve competências interpessoais e mostra a sua capacidade para um papel mais dinâmico como CFO.
Os CFOs mais bem sucedidos estão menos ocupados no dia a dia do que os seus colegas. Não estão a correr de reunião em reunião com pouca capacidade de estabelecer prioridades. A partir do momento em que estes CFOs de muito sucesso compreendem as diversas funções que supervisionam e conseguem formar uma equipa capaz e talentosa, delegam tudo o que podem. Isso permite ficarem livres para se envolverem de forma profunda no pensamento estratégico e nos esforços de networking abordados acima.
O último conselho para novos ou aspirantes a CFOs é o mesmo que a qualquer líder: preocupe-se mais com o sucesso das pessoas que lhe reportam do que com a pessoa a quem reporta e essas pessoas que chefia diretamente irão passar uma boa imagem sua em frente ao seu chefe.
Adaptado de: “To the New or Aspiring CFO“, por Greg Milano, fundador e CEO da Fortuna Advisors, publicado em CFO News em 23 de março de 2022.