3 Prioridades do CFO em Tempos Instáveis

Nos tempos mais estáveis, o trabalho de previsão e de corresponder à procura é, na melhor das hipóteses, difícil. Estes não são os tempos mais estáveis.

A pandemia continua, a inflação está a aumentar, aproxima-se uma recessão, a cadeia global de abastecimento está desequilibrada e cada vez pior, a escassez de mão de obra persiste e há uma guerra brutal na Europa. Esta instabilidade surge numa altura em que as avaliações das empresas apoiadas por private equity subiram.

Estas avaliações mais altas colocam uma grande pressão sobre o CFO de qualquer organização. A forma como o CFO responde pode significar a diferença entre uma empresa que prospera com novas injeções de capital e metas de crescimento, ou ficar para trás — dececionando clientes e investidores. As principais prioridades para os CFOs neste contexto são a adaptabilidade, a utilização de análises avançadas, a colaboração, a procura da verdade e a tomada de decisões conscientes.

Revisitar Continuamente a Procura

As previsões da procura que diferem dos resultados reais são um desafio para qualquer empresa.  Isto é particularmente verdadeiro agora, pois os sinais de procura estão a mudar constantemente.  Os CFOs precisam de revisitar continuamente a procura esperada, diariamente e semanalmente. Os CFOs estão a pedir às suas equipas para navegarem pelo oceano sem um mapa. Os responsáveis financeiros precisam de se focar na fiabilidade da previsão da procura.

A tecnologia pode ser uma grande ajuda. A equipa financeira da sua empresa já começou a usar ferramentas digitais como análise previsional e aplicações de visualização de negócios?  Estas ferramentas melhoram a compreensão da gestão sobre os drivers do negócio e os seus impactos.

Colaborar em Duas Direções

As equipas financeiras devem trabalhar bidirecionalmente com as diversas áreas funcionais da empresa. Numa operação de fabrico, por exemplo, o CFO deve passar algum tempo na fábrica com os trabalhadores e com os responsáveis de linha para compreender os seus principais problemas e desafios. Nesse sentido, a equipa financeira pode entender e apoiar melhor cada vertente do negócio. Embora este tipo de aliança tenha sido apregoada durante anos, ainda vemos muitos executivos financeiros que não evoluíram do seu papel histórico como relatores de dados financeiros.

Por outro lado, os CFOs têm de ser verdadeiros parceiros para o CEO e para o resto da equipa de gestão executiva. As organizações eficazes promovem uma cultura que incentiva conversas entre os líderes seniores.

Procurar Informações não Filtradas

Em última análise, os CFOs precisam de recomendar onde gastar e, igualmente importante, onde poupar. Quando divulgam feedback não filtrado, obtido de líderes-chave, são muito mais eficazes em levar a empresa em direção à sua visão estratégica. Mais importante, a sua orientação enraiza-se numa compreensão completa da mudança das condições de mercado.

O CFO moderno deve estar suportado em todos os elementos operacionais e de desempenho de uma empresa. Com esta base, estão muito melhor posicionados para identificar oportunidades e coordenar planos de criação de valor.

Os CFOs podem ter mais impacto durante este período, mas será necessário manter o foco em algumas ou todas as prioridades acima.

 

Adaptado de: “3 CFO Priorities for An Unstable Time“, por Richard Jenkins, diretor geral de serviços de private equity do grupo Alvarez & Marsal, publicado em CFO News em 26 de abril de 2022.



Deixe uma resposta