- 30 de Maio, 2022
- Posted by: Filipa Ferreira
- Category: ESG
A nível global, as alterações climáticas estão a obrigar as pessoas a pensar de forma diferente e, consequentemente, as prioridades estão a mudar para os cidadãos e para as empresas. Os stakeholders exigem cada vez mais das organizações do que um compromisso com a rentabilidade a curto prazo. Estas exigências incluem um apelo por maior responsabilidade corporativa, em particular por divulgações de sustentabilidade corporativa simplificadas e formalizadas.
Ao abraçar e priorizar iniciativas de sustentabilidade, os executivos financeiros podem entregar o que os stakeholders pretendem e criar valor económico para a organização. A liderança, o apoio à decisão e a supervisão serão essenciais.
Desenvolver Consciência Pessoal
Desenvolva o seu conhecimento sobre as tendências ambientais, sociais e de governance e os recentes desenvolvimentos sobre os requisitos de reporting. Em março, a Securities and Exchange Commission divulgou um rascunho de novas regras de divulgação em matéria de clima para comentário público. No mesmo mês, o novo International Sustainability Standards Board (ISSB) emitiu as suas duas primeiras normas de sustentabilidade para exposição pública.
Preparar a Equipa
Consciencialize os colaboradores e os parceiros sobre as tendências relacionadas com a sustentabilidade que podem ter impacto na organização. Depois providencie recomendações sobre como se podem preparar proativamente para as mudanças. Se a sua empresa não estiver a incluir informações sobre sustentabilidade nas suas divulgações financeiras, comece a implementar processos.
Garantir Controlos Adequados
Se a sua organização já estiver a emitir um relatório de sustentabilidade ou a utilizar essas informações, interna ou externamente, garanta que estão implementados controlos adequados. Por exemplo, talvez a sua empresa esteja a afirmar que 50% da sua eletricidade provém de fontes renováveis, que está a reciclar 90% dos resíduos sólidos, ou que reduziu o consumo de água em 25%. Para incutir confiança nessas afirmações, devem ser fundamentadas. Potencie controlos rigorosos e providencie uma supervisão eficaz, tal como faz com o reporting financeiro.
Procurar Iniciativas com Retorno do Investimento Positivo
Para além de se preparar para satisfazer os requisitos de reporting, as iniciativas de sustentabilidade podem ter impacto no planeamento a longo prazo e na criação de valor. Procure iniciativas de sustentabilidade com retorno do investimento positivo para beneficiar o resultado da organização.
A recomendação é considerar iniciativas de sustentabilidade em duas categorias:
1. Investimentos de alto nível. Considere investir num parque solar, parque eólico ou instalações de biogás.
2. Investimentos pequenos que acrescentam. Investimentos de alto nível vão gerar buzz, mas investimentos menores e mudanças de processo, em conjunto, podem representar uma oportunidade maior. Alguns exemplos incluem:
- Substituir iluminação fluorescente por produtos mais eficientes de iluminação LED;
- Utilizar iluminação ativada por movimento;
- Incentivar a reciclagem de resíduos sólidos;
- Investir em tecnologia de reciclagem de água;
- Abastecer as matérias primas a granel.
À medida que o ritmo da mudança aumenta, os CFOs podem assumir a liderança adotando uma mentalidade de gestão empresarial sustentável.
Adaptado de: “Meeting the Demand for Sustainability Disclosures and Investments“, por Steve McNally, CMA, CPA, presidente do Institute of Management Accountants e CFO do grupo de empresas PTI (Plastic Technologies Inc.), publicado em CFO News em 03 de maio de 2022.