5 formas para os CFOs maximizarem o acesso ao capital

Nos últimos anos, as empresas emitiram volumes de dívida recorde e, agora que as taxas de juro duplicaram nos últimos seis meses, as equipas financeiras estão a ficar preocupadas. Isto é compreensível para as empresas com dívida a taxa variável ou maturidade iminente. No entanto, os CFOs podem encontrar algum conforto no facto de que o aumento da despesa com juros provavelmente será posterior ao aumento das taxas. Uma questão muito mais crítica para os devedores é o aparente declínio na disponibilidade de capital.

Aqui estão cinco iniciativas para o CFO proativo considerar:

  1. Reforçar o fluxo de atividade operacional e o rating de crédito. Tomar medidas para aumentar o fluxo de caixa e reduzir a dívida, melhorar a visibilidade dos resultados e mitigar as preocupações das agências de crédito para melhorar o perfil de crédito da organização.
  2. Refinanciar as maturidades da dívida de curto prazo (mesmo a taxas mais elevadas). Alargar a maturidade da dívida e gerar meios de financiamento através do refinanciamento da dívida para compensar o impacto da diminuição da liquidez.
  3. Maximizar e alargar contas caucionadas e linhas de crédito. Revigorar as relações com bancos e credores com foco na solidez do crédito, transparência e desenvolvimento contínuo de interesses comerciais mútuos.
  4. Reduzir as restrições dos covenants e criar mais flexibilidade financeira. Rever os acordos financeiros para eliminar as limitações existentes, reduzir os triggers de reporting e compliance e aumentar a liberdade financeira.
  5. Desenvolver fontes alternativas de capital desde asset finance até junior capital. Considerar estratégias de financiamento alternativas, como a dívida privada e os capitais próprios, para diversificar os recursos de capital e expandir as dinâmicas competitivas.

Ao ritmo atual, esperamos que as condições de crédito se agravem no curto prazo. Assim, a maioria dos devedores deve deixar de se preocupar com o aumento das taxas de juro e se concentrar na maximização do acesso ao capital.

 

Adaptado de: “5 Ways CFOs Can Maximize Access to Capital“, por Reuben Daniels, fundador e CEO da EA Markets, publicado em CFO News em 02 de agosto de 2022.



Deixe uma resposta