Como é que os CFOs podem angariar financiamento durante uma recessão

A angariação de fundos em momentos favoráveis é difícil, mas a angariação de capital num mercado em baixa ou em recessão muitas vezes parece impossível. Mas toda a crise traz oportunidades e os investidores continuam a procurar diversificar as suas carteiras e investir em oportunidades de investimento sólidas, apesar dos mercados voláteis.

Como resultado, os investidores continuarão a procurar empresas com bases financeiras sólidas que possam demonstrar que têm estratégias definidas no sentido de manter as taxas de crescimento e cash runways nos seus mercados.

Prepare-se para as oportunidades, seja proativo e estenda o runway

Compreender como é que a sua área de negócio é capaz de ultrapassar uma recessão económica é fundamental. Se a empresa estiver num mercado mais vulnerável, pode ter necessidade de ajustar a sua estratégia de angariação de fundos em conformidade.

A angariação de dinheiro através de dívida ou capital próprio demora sempre mais tempo do que o esperado. Como tal, é preciso começar a pensar na angariação de fundos mais cedo e talvez procurar angariar mais dívida ou capital do que a empresa precisa no imediato para fornecer uma efetiva segurança financeira. Trocar a diluição de capital próprio por dinheiro adicional perante a incerteza do mercado não é um mau trade-off. O alargamento do cash runway é muitas vezes essencial para a sobrevivência.

Em simultâneo com os esforços de angariação de fundos, a gestão deve concentrar-se no imediato na implementação de medidas de redução de custos e formas de otimização das operações e da produtividade. Não assuma que a empresa pode simplesmente fazer crescer o topline do negócio num ambiente económico adverso. Manter o crescimento das vendas é obviamente fundamental, mas é imperativo que a estrutura de custos ideal para o negócio seja abordada em conjunto. Considere todos os métodos de angariação de dinheiro ou alargamento do runway em simultâneo com a angariação de fundos próprios, incluindo a obtenção de dívida combinada com iniciativas de redução de custos.

Torne-se apelativo para os investidores

Quando se trata de investidores, uma empresa muitas vezes só tem uma oportunidade de impressionar e convencer. Como tal, o processo de angariação de fundos precisa de ser apelativo para os investidores. Tenha um pitch deck conciso, convincente e bem ensaiado, destacando a gestão sénior, a história de crescimento, a evidência de concretização dos objetivos e um plano claro para a utilização dos recursos. Prepare uma base de dados virtual abrangente e fácil de utilizar antecipando os pedidos e os requisitos de due diligence de potenciais investidores. Se possível, prepare um draft do termo de compromisso e acordo de financiamento com antecedência.

Concentre-se inicialmente em encontrar um investidor estrutural ou âncora para liderar o financiamento. Satisfazer a ronda mais tarde é muitas vezes mais fácil quando um investidor credível confirmou e concordou com a avaliação e os termos de investimento. Incentive o investidor principal com um lugar no conselho de administração ou consultivo e termos favoráveis, se necessário. Também é importante que os recentes investidores da empresa voltem a investir na corrente angariação de fundos (mesmo que reduzida). Este é um “selo de aprovação” e é fundamental para os novos investidores.

Encontrar investidores estratégicos ou financeiros que compreendam o negócio e o mercado e que possam acrescentar valor real em termos de vendas, parcerias e oportunidades de investimento futuras é o ideal. Os investidores credíveis também ajudam a satisfazer a ronda de financiamento existente e os futuros esforços de angariação de fundos.

 

Adaptado de: “How CFOs Can Raise Financing During a Downturn“, por Chris Roling, chief financial officer da Coinme, publicado em CFO News em 01 de novembro de 2022.



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