- 28 de Fevereiro, 2023
- Posted by: Filipa Ferreira
- Category: Skills
Os CFOs, merecidamente ou não, são muitas vezes vistos como tendo fracas competências de comunicação. Esta reputação, tendo em conta a educação, a personalidade e o percurso profissional tradicionais do CFO, não é surpreendente. Mas esta reputação é justa?
A realidade
Existem, naturalmente, profissionais das áreas de finanças e de contabilidade que se sentem mais confortáveis nos seus escritórios a analisar os números do que a interagir com os seus pares. Mas os CFOs de sucesso sempre tiveram fortes competências de comunicação.
Quebrar o estereótipo
Seguem-se as estratégias para o CFO se tornar um comunicador mais eficaz e, assim, quebrar o estereótipo.
- Construir credibilidade
Os CFOs, naturalmente, precisam de ter fortes competências técnicas e analíticas. A sua capacidade de resolver problemas, fornecer informações relevantes e facilitar uma tomada de decisão mais eficaz, requer uma compreensão completa do negócio, incluindo as operações internas, os fornecedores, os clientes, os concorrentes e a indústria. Para construir uma visão geral do negócio, aproveite a sua curiosidade natural. Faça visitas a clientes com a equipa de desenvolvimento de negócios. Visite os seus locais de fabrico e percorra a linha de produção. Participe em avaliações operacionais. Compreenda o papel e os desafios de cada departamento e função.
- Construir relações
A parceria de negócios requer, naturalmente, comunicação. Os parceiros são mais propensos para o trazer a debates relevantes, bem como a considerar os seus conselhos e a responder aos seus pedidos na medida em que tenha estabelecido relações pessoais baseadas na confiança. Para tal, garanta que a sua integração numa nova função inclui conhecer e cumprimentar todos os principais stakeholders. Depois aprofunde estas relações durante o café, o almoço e outros pontos de contacto. Disponibilize o suporte da sua equipa, identificando proativamente os desafios que os parceiros enfrentam e formas como a sua equipa pode fazer parte da solução. Por fim, peça periodicamente feedback sobre o desempenho da sua equipa (o que está ou não a funcionar) e responda em conformidade.
- Estar preparado
Os CFOs compreendem os meandros das empresas e podem mapear os melhores caminhos para o sucesso. Como tal, os CEOs e os parceiros têm elevadas expectativas quando o CFO se envolve no debate, por isso faça o seu trabalho prévio e prepare-se adequadamente para reuniões importantes. Pense na sua mensagem principal e conclusões pretendidas. Faça um brainstorm e prepare-se para perguntas antecipadas. Crie pontos de conversa. Pratique as suas observações. Faça uma simulação.
- Estar presente
Os CEOs e os parceiros procuram que os CFOs assumam um papel mais importante na definição da estratégia de negócio, na identificação e gestão de riscos e, em geral, na condução do negócio. Apreciam a capacidade de preparar análises relevantes e criar cenários de ‘e se’. Quer a equipa esteja a debater estratégias de longo prazo, oportunidades de investimento de capital ou desafios operacionais diários, é preciso estar presente para influenciar e participar na tomada de decisões críticas de negócio.
- Ser corajoso
Os CFOs devem ser capazes de se envolver em debates corajosos e estar dispostos a desafiar o status quo. Às vezes, pode ser a única voz na sala a desafiar o consenso do grupo, por isso precisa estar confortável em se sentir desconfortável.
- Contar histórias
Ao transmitir uma mensagem, seja numa conversa ou numa apresentação importante, pretende que esta seja fixada. Ao pintar um retrato com as suas palavras, aproveitando imagens, emoções, analogias, metáforas, humor e outros ingredientes da narrativa, é mais provável que tenha sucesso.
- Ser autêntico
Quer esteja a interagir com outros numa reunião de equipa ou como orador principal de uma conferência, é importante ser fiel a si mesmo. Por exemplo, se tem uma personalidade reservada por natureza, deve empenhar-se em sorrir e fazer contacto visual durante a apresentação. Mas caso se apresente como muito extrovertido e bastante expressivo, é provável que passe por fingido ou completamente ridículo. O público verá através de si, por isso seja autêntico.
- Continuar a jornada
Desenvolver competências de comunicação eficazes é uma jornada. Observe os outros, leia sobre as melhores práticas ou participe num programa educacional. Depois saia da sua zona de conforto, colocando-se no centro das atenções como nunca antes.
Chamada para a ação
Durante estes períodos de incerteza, os CFOs devem assumir um papel de liderança na estruturação do processo de tomada de decisão, proporcionando suporte aos CEOs, aos conselhos de administração e aos parceiros na clarificação e execução das estratégias empresariais.
Adaptado de: “8 CFO Strategies to Communicate More Effectively“, por Steve McNally, CMA, CPA, CFO do grupo de empresas PTI (Plastic Technologies Inc.) e presidente emérito do IMA (Institute of Management Accountants), publicado em CFO News em 20 de dezembro de 2022.