5 estratégias de DE&I para pequenas empresas

Desde 2020, muitas organizações investiram em estratégias de diversidade, equidade e inclusão (DE&I) para fortalecer a cultura interna, atender à mudança da cultura global e responder à instabilidade política, social e racial. Embora tenham ocorrido avanços notáveis nos últimos anos, a DE&I ainda é um tema novo e em constante evolução.

  1. Iniciativas de DE&I devem ser únicas

Embora existam fundamentos gerais para DE&I, as suas iniciativas devem ser únicas para o seu negócio e complementar a cultura existente. Uma estratégia robusta de DE&I deve focar tanto na cultura interna como nos fatores externos que influenciam o seu negócio. Se a sua organização já tem uma cultura forte, considere ter isso em atenção ao implementar a sua estratégia de DE&I. Quando visto de uma forma mais abrangente, tenha em consideração o papel que a DE&I pode desempenhar no seu setor específico.

  1. Toda a ajuda possível

A implementação de iniciativas eficazes de DE&I não é apenas responsabilidade da liderança ou dos recursos humanos. Embora essas entidades sejam essenciais para estabelecer o planeamento, os managers e os colaboradores são os responsáveis por criar um ambiente que promova uma cultura desejável para todos. É importante estabelecer a formação, os fóruns de discussão e os caminhos de aprendizagem para todos os colaboradores. Acolher diversas vozes no seu grupo de trabalho de DE&I pode promover ainda mais a inclusão e fornecer insights anteriormente não descobertos.

  1. Escute as suas pessoas

Ter uma compreensão completa dos pontos fortes e fracos culturais da organização é crucial. A melhor forma de recolher essas informações é ouvir as suas pessoas. Os empregadores podem encontrar valor acrescentado quando criam o maior número possível de cenários para a participação dos seus colaboradores. Pesquisas de ambiente e pesquisas de satisfação de colaboradores também são ótimas formas de ouvir diretamente os seus colaboradores. Para obter respostas precisas, a sua organização deve disponibilizar esses caminhos para comentários honestos sem ameaça de retaliação.

  1. Recorra a conhecimento externo

Ao implementar e ajustar a sua estratégia, pode descobrir que a sua organização fica aquém em certas áreas. Estar inserido na cultura da sua organização dará uma perspetiva subjetiva. Considere utilizar conhecimento externo e orientação para acrescentar objetividade sempre que necessário. Falar com consultores sobre a sua estratégia e realizar pesquisas de terceiros são duas formas de explorar recursos externos.

  1. Aprenda e evolua continuamente

A DE&I está sempre a evoluir. Garanta que permanece envolvido na conversa geral sobre DE&I. Participe em eventos e conferências específicos e não específicos do setor relacionados com DE&I, incentive as pessoas a partilharem o que aprenderam com outras pessoas e recorra a programas de formação, webinars e outros recursos para permanecer envolvido. Se não tiver cuidado, existe o risco de estagnação após a implementação inicial de uma iniciativa de DE&I. É importante reavaliar e melhorar continuamente a sua estratégia à medida que o mundo evolui.

 

Adaptado de: “5 DE&I Strategies for Small Businesses“, por William P. Cooper, educador sénior de bem-estar financeiro e consultor de DE&I no Sentinel Group, um fornecedor de serviços de gestão de benefícios para colaboradores, publicado em CFO News em 26 de maio de 2023.



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