3 formas pelas quais os CFOs podem impulsionar uma cultura da empresa coesa

O CFO tem uma função importante a desempenhar na construção da visão e da estratégia de uma empresa — especialmente em tempos de incerteza económica. Isso significa assumir funções que tradicionalmente não são pedidas a uma “pessoa de números”, como promover uma cultura da empresa forte.

Líderes de sucesso reconhecem que um conjunto de valores partilhados ajuda a manter as equipas focadas e unidas na mesma direção nos bons e nos maus momentos. Construir uma grande empresa requer trabalho árduo e pessoas talentosas, mas isso não é suficiente se essas pessoas não estiverem a trabalhar em conjunto para um objetivo comum.

A cultura da empresa é o vínculo que une os colaboradores em torno de objetivos comuns. Aqui estão três formas pelas quais os CFOs podem usar as suas competências únicas para desempenhar o seu papel no fortalecimento da cultura.

  1. Analise como as equipas trabalham em conjunto

A cultura de uma empresa precisa de ser intencional — cuidadosamente trabalhada e constantemente reforçada. Sem intencionalidade, outra identidade se vai desenvolver organicamente e pode não ser forte o suficiente para ajudar a empresa a suportar as pressões que surgem com a inevitável turbulência do mercado ou discórdia interna.

Os CFOs devem analisar o estado de sua organização e como as suas equipas trabalham em conjunto e, em seguida, aplicar o que identificaram ao procurar formas de manter a cultura em primeiro plano. Depois de uma estratégia cultural intencionalmente concebida e gerida estar em vigor, o próximo passo para os CFOs e os outros executivos é liderar pelo exemplo e viver os valores.

  1. Colmate a distância entre o remoto e o escritório

Nesta década, muitas empresas fizeram uma transição para ambientes híbridos ou remotos. Deixando de parte questões logísticas, os líderes empresariais em todo o mundo enfrentaram os desafios adicionais de construir e manter uma cultura da empresa entre os colaboradores socialmente distanciados. E como o trabalho remoto e híbrido se torna mais uma expectativa dos colaboradores, os CFOs devem colaborar com outros executivos para criar estratégias de forma eficaz e reduzir a distância entre os colaboradores remotos e no escritório.

As empresas que realizam reuniões gerais em plataformas de colaboração podem continuar essa abordagem enquanto instituem encontros presenciais para toda a empresa e equipas funcionais pelo menos uma vez por ano. Esses encontros seriam dedicados a atividades de team-building e projetos colaborativos. Numa altura em que o desgaste dos colaboradores continua a desafiar muitas empresas, esta abordagem estabelece as bases para equipas mais coesas e, em última análise, para uma menor rotatividade.

A intencionalidade estratégica em direção a uma cultura amigável remota é um processo contínuo. Uma empresa deve continuar a pedir a opinião dos colaboradores sobre aspetos individuais do trabalho remoto. Os executivos devem, depois, aproveitar o feedback dos colaboradores para definir e adaptar as normas e os padrões sobre as horas de trabalho, as reuniões, a gestão de calendário, a consciência de fuso horário e outras questões de respeito recíproco.

  1. Invista na cultura da empresa

A eficácia da cultura da empresa é constantemente desafiada, seja por fatores internos ou externos. A cultura alicerçada em conexão e investimento genuínos vai motivar as equipas de forma mais eficaz, e cabe a toda a equipa executiva — não apenas ao responsável de recursos humanos ou ao CEO — promover a cultura da empresa.

A coesão interna é um atributo necessário das empresas competitivas. Como um facilitador de negócios, é do interesse do CFO defender consistentemente o bem-estar dos colaboradores e a cultura global da empresa. Porque é bom para o negócio e porque os colaboradores não merecem menos.

As pessoas em primeiro lugar a cada passo

Quando os CFOs promovem ativamente a cultura da empresa, o negócio prospera — e os colaboradores recompensam a empresa com a sua lealdade.

 

Adaptado de: “3 Ways CFOs Can Drive a Cohesive Company Culture“, por Bryan Jones, chief financial officer na Intradiem, um fornecedor de software de gestão de pessoal, publicado em CFO News em 08 de junho de 2023.



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