- 11 de Agosto, 2023
- Posted by: Filipa Ferreira
- Category: Líderes Financeiros
Melhorar a produtividade consiste em trabalhar de forma mais inteligente para otimizar os inputs e os outputs. Quando conseguido, dá às organizações uma vantagem competitiva e, em última análise, constitui a base do crescimento económico, que eleva os padrões de vida.
Perante a incerteza e um ambiente económico dinâmico, as organizações envolvem-se em projetos de aumento da produtividade e os contabilistas de gestão são fundamentais para impulsionar estas iniciativas estratégicas, concebendo e monitorizando KPIs relacionados com a produtividade.
Aqui estão três formas pelas quais os líderes financeiros podem aumentar a produtividade nos seus negócios:
Considere como a produtividade é definida e medida
A produtividade tem sido associada à modernização, garantindo o crescimento efetivo do negócio, a rentabilidade e transformações ágeis. Nas economias modernas orientadas para os serviços, muitos recursos e resultados são intangíveis. Por exemplo, o contributo de um técnico de atendimento ao cliente para um negócio pode ser mais subtil do que o número de questões respondidas. Também está relacionado com os problemas que resolvem e as lições que a organização pode aprender. Os líderes financeiros precisam de desenvolver uma compreensão mais profunda da produtividade que capture esse valor. Concentrar-se apenas nos inputs e nos outputs que podem ser medidos seria um erro.
Otimize as competências da equipa financeira
Alcançar produtividade e agilidade requer as competências e a mentalidade certas. Nas organizações ágeis, o papel da equipa financeira evoluiu. Além das suas tarefas tradicionais de reporting, precisa agora de tirar partido da sua visão holística do negócio e trabalhar de forma criativa. A capacidade de conectar factos e dados de diferentes partes da organização e integrá-los é onde a área financeira pode criar valor.
Além disso, devido à sua integridade e objetividade, os líderes financeiros podem ver as coisas de forma diferente de outros colegas e expressar essa visão, acrescentando assim um ângulo crítico aos planos e discussões. Adicionalmente, embora se encontrem abertos a uma variedade de opções, os profissionais da área financeira são bons a garantir que as ideias são realistas, o que confere estrutura e solidifica as iniciativas de geração de ideias.
Trabalhe de forma eficaz com parceiros de negócios
As otimizações de produtividade podem ser complicadas — tornar uma área de negócio mais produtiva pode significar menos produtividade noutra. Consequentemente, a otimização da produtividade precisa de envolver toda a organização e os profissionais das áreas financeira e de contabilidade estão em posição ideal para impulsioná-la. As equipas financeiras têm uma visão geral sobre como o negócio se encaixa e funciona e o contexto em que opera. Isso coloca-os numa posição ideal para quebrar o pensamento isolado, encontrar ligações e conectar pessoas e dados de novas formas. As equipas financeiras impulsionam a eficiência e o crescimento interpretando e verificando as informações financeiras e não financeiras.
A chave para usar a posição de “visão geral” da área financeira para efetuar transformações ágeis é definir prioridades. Um perigo de procurar constantemente melhorias onde quer que possam ser encontradas é que se pode perder o foco estratégico. O diretor financeiro precisa de estabelecer um quadro com a definição de prioridades e passar esse quadro aos parceiros de negócio de todos os níveis para que todos trabalhem para os objetivos principais.
Depois do quadro estar em vigor, o líder financeiro pode facilitar soluções para problemas criados por necessidades ou recursos divergentes. Esta é outra área onde a visão holística da equipa financeira entra em ação, porque a equipa pode tomar decisões com base no seu conhecimento de toda a organização e sua estratégia. A transformação ágil permite que as equipas financeiras impulsionem melhorias de produtividade pensando a nível de processos e sistemas.
Adaptado de: “3 ways finance leaders can drive productivity“, por Irena Teneva, diretora técnica associada – Pesquisa e Desenvolvimento na AICPA & CIMA, conjuntamente com a Association of International Certified Professional Accountants, e autora do relatório The Role of Finance Professionals in Driving Productivity da AICPA & CIMA, publicado em FM magazine em 16 de junho de 2023.