Como é que os CFOs e os controllers podem ser parceiros na automatização financeira

Os CFOs estão cada vez mais focados em esforços estratégicos para além da gestão financeira diária, o que é impulsionado em parte pela automatização que tem ajudado as suas equipas financeiras a realizar mais com menos recursos e maior autonomia.

Esta eficiência tem permitido que os CFOs possam dedicar mais do tempo tradicionalmente gasto na revisão financeira à estratégia de crescimento e consultoria de negócio. No entanto, perceber os benefícios da automatização financeira requer uma compreensão abrangente dos processos. Por esta razão, o crescente interesse na automatização financeira apresenta uma oportunidade de crescimento interessante para os controllers se estabelecerem como ‘CIOs financeiros’.

A automatização começa com o conhecimento do processo

Os chief information officers (CIOs) geralmente são responsáveis pelo planeamento e pela execução de estratégias de TI para apoiar os objetivos de negócio. Os controllers que atuam como ‘CIOs financeiros’ além da função continua do CFO compreendem que a eficiência obtida parece ótima na teoria, mas percebem que é impossível sem um conhecimento profundo do processo.

  1. A conversa CFO-controller

Ao reunir-se com o seu CFO, dedique tempo a compreender as suas responsabilidades e como perspetiva a evolução da função financeira dentro de seis a dezoito meses. Identifique as áreas com as quais o seu CFO está mais preocupado e mapeie como é que os processos atuais da sua equipa podem ser otimizados para apoiar essas áreas.

Obter a adesão do CFO é fundamental para garantir a comunicação e o apoio top-down e entre departamentos necessários para priorizar os seus esforços e para posicioná-los como um problema de toda a empresa em vez de uma questão financeira isolada.

À medida que os CFOs alargam o seu âmbito para supervisionar áreas como análise de dados e estratégia de crescimento, iniciar um diálogo com o seu responsável financeiro — e, mais importante, como agregar valor ao seu líder financeiro à medida que prosperam os casos de uso de automatização — estabelece uma base sólida para o sucesso da transformação futura.

  1. Roteiro de prioridades de tecnologia financeira

Esta próxima etapa pode variar dependendo de há quanto tempo se encontra na sua atual organização. Para os que se juntaram recentemente, é essencial construir confiança dentro da sua organização apresentando vitórias rápidas tirando partido das suas experiências anteriores. A sua compreensão do negócio vai aumentar ao longo do tempo com cada vitória.

Os controllers com um ano ou mais de experiência nas suas organizações devem procurar criar um roteiro de prioridades. Segmente as oportunidades de eficiência orientadas para a automatização por nível de impacto, esforço necessário e prioridade relativa. Depois de ter uma visão clara do que está ao seu alcance, esta é geralmente a melhor posição para começar a criar impulso para iniciativas maiores.

À medida que a sua equipa coloca em prática estes cenários de vitórias rápidas, pode usar simultaneamente a experiência e o conhecimento adquiridos para mapear vitórias mais abrangentes em colaboração com o seu CFO.

  1. Gerir a resistência à mudança

Com a mudança de processo, vai inevitavelmente encontrar a armadilha do status quo dos stakeholders internos: “Sempre gerimos este processo de uma certa maneira, então porque motivo, depois de tanto tempo, estamos a mudar?”

Para responder a esta pergunta, vamos primeiro considerar o contra-argumento. A função de CFO está em evolução, e as organizações estão a adotar cada vez mais a automatização na função financeira, mas o ritmo e a visão variam dependendo das empresas questionadas.

Mesmo quando não está a analisar ativamente como é que as suas operações financeiras podem ser otimizadas, os seus concorrentes estão. A tecnologia é uma alavanca crítica para que os negócios se mantenham competitivos.

Torne-se um agente de mudança positiva

Outra questão que os controllers podem ter é porque motivo devem ser responsáveis por impulsionar a mudança. Se o seu objetivo é ser CFO um dia, gerir o seu próprio negócio ou assumir um papel estratégico noutro lugar, tomar desde já a iniciativa de obter experiência em transformação fornece bases para o trabalho que vai liderar um dia.

Ter o apoio top-down dos líderes de outros departamentos vai permitir aos controllers superar a resistência à mudança e impulsionar a transformação que não só melhora a função financeira, mas também proporciona mudança positiva de outros departamentos. Ao dar este salto como CIO financeiro, vai estabelecer confiança com o seu CFO e vai ganhar experiência valiosa para o seu futuro papel de liderança.

 

Adaptado de: “How CFOs and Controllers Can Partner on Finance Automation“, por Bryce Armbruster, controller na plataforma financeira automatizada Rho, publicado em CFO News em 18 de julho de 2023.



Deixe uma resposta