- 3 de Janeiro, 2024
- Posted by: Filipa Ferreira
- Category: CFO
Tradicionalmente, espera-se que os CFOs sejam um exemplo de comportamento ético para os nossos parceiros multifuncionais e nas nossas organizações. Nós e as nossas equipas de profissionais de finanças e contabilidade somos conhecidos pela integridade e confiança. A ética profissional está no nosso ADN.
De seguida estão oito formas práticas pelas quais os CFOs e as suas equipas podem inspirar confiança.
- Construir relações
O primeiro passo para construir confiança é construir relações. Conheça os seus parceiros multifuncionais e os membros da sua equipa. Mostre um interesse genuíno na sua origem, nas suas expectativas, nos seus sonhos e nos seus objetivos. Saiba mais sobre os seus hobbies. Celebre os seus aniversários de trabalho e outros marcos. E partilhe também sobre si próprio com eles. Sempre que assumir uma nova função ou quando alguém se juntar à sua equipa, garanta que o plano de integração dá prioridade a sessões individuais para se conhecerem.
- Ouvir ativamente
Quando estamos ocupados com vários prazos, pode ser tentador bloquear a nossa agenda, fechar a porta e permanecer concentrados na tarefa que temos em mãos. Já todos passámos por isso. Mas para inspirar confiança, temos de estar disponíveis quando a nossa equipa precisa de nós e precisamos de ouvir ativamente o que estão a dizer. Ouça sem interrupção. Parafraseie e repita o que ouviu para garantir a compreensão. E leia a sua linguagem corporal para garantir que os sinais verbais e não verbais estão alinhados.
- Dizer sempre a verdade
Como CFOs, somos os mediadores das práticas empresariais éticas e eficazes. Para inspirar confiança, temos de dizer sempre a verdade, mesmo quando — de facto, sobretudo quando — a verdade não é o que os outros querem ouvir. Talvez, por exemplo, o seu CEO tenha anunciado publicamente o lançamento importante de um novo produto antes que a equipa logística pudesse verificar se a produção era viável. Infelizmente, a tecnologia simplesmente não existe. Na próxima reunião trimestral, quando lhe perguntarem sobre o lançamento, terá de fazer uma atualização verdadeira. Comunique as informações de forma justa e objetiva. Forneça todas as informações relevantes. Seja claro e conciso, quer esteja a comunicar boas ou más notícias. Admita os erros em vez de fazer bluff. E, se não souber a resposta, admita isso mesmo. A honestidade é realmente a melhor política!
- Ganhar o respeito
Temos de ganhar o respeito dos outros pelas nossas ações. Se, por exemplo, for convidado a participar numa sessão de planeamento estratégico com outros líderes multifuncionais, mas permanecer em silêncio e desinteressado, os outros questionarão o motivo da sua presença. Mas se estiver altamente empenhado, tirando partido da sua natureza inquisitiva, das suas experiências anteriores e da sua compreensão de toda a organização para promover uma nova forma de pensar, a sua presença será considerada inestimável. Para inspirar confiança ganhando o respeito, esteja preparado, seja pontual e esteja completamente presente. Seja honesto e diplomático. E acrescente valor!
- Cumprir os compromissos
Um aspeto fundamental para inspirar confiança é cumprir os nossos compromissos. É imperativo que o CFO de uma pequena empresa com dificuldades em cumprir os covenants de um empréstimo bancário, por exemplo, apresente os relatórios ao banco atempadamente e comunique com o seu gestor consistentemente, quer os resultados da empresa sejam bons ou maus. Se o fizer, é mais provável que o seu parceiro bancário ajude a gerir os desafios de curto prazo. Se não, o seu gestor pode rapidamente escalar um processo de incumprimento, afetando gravemente a probabilidade de ultrapassar os tempos difíceis. Quando se trata de expectativas no local de trabalho e no mercado, assuma apenas compromissos que possa cumprir. Em suma, cumpra as suas promessas!
- Honrar todas as pessoas
Parte de inspirar confiança é celebrar a diversidade e honrar todas as pessoas. Veja, por exemplo, uma equipa de trabalho global, cujos membros provêm de duas ou mais origens nacionais ou culturais. Essas equipas são inerentemente diversas em todos os sentidos, incluindo ideias, pensamentos e soluções. Para obter os benefícios da diversidade e honrar todas as pessoas, envolva proativamente todos os membros da sua equipa, garantindo que cada uma das suas vozes é ouvida. Evite generalizar, estereotipar e/ou fazer suposições. Concentre-se nos resultados e não no estilo de trabalho ou na abordagem de um membro da equipa. E para as equipas globalmente diversas, em particular, respeite os diferentes fusos horários e os costumes e feriados específicos.
- Assumir a responsabilidade
Inspirar confiança significa que “a responsabilidade final é minha”. É responsável pelas suas decisões e ações e pelas da sua equipa. Por outro lado, quando a equipa tem sucesso, deve partilhar o mérito, seja celebrando as pequenas vitórias durante o percurso com um elogio ou reconhecendo as grandes vitórias com uma cerimónia formal de atribuição de prémios.
- Liderar pelo exemplo
Para inspirar confiança, deve “andar na linha”, garantindo que as suas ações refletem as expectativas e os comportamentos esperados da organização em geral. O exemplo que vem de cima importa. Se espera que os outros cheguem a horas às suas reuniões, por exemplo, precisa de liderar pelo exemplo e chegar também a horas. As ações falam mais alto do que as palavras!
Adaptado de: “8 Ways CFOs Can Inspire Trust“, por Steve McNally, CMA, CPA, CFO do grupo de empresas PTI (Plastic Technologies Inc.) e presidente emérito do Institute of Management Accountants, publicado em CFO News em 17 de outubro de 2023.