Customise Consent Preferences

We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.

The cookies that are categorised as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

No cookies to display.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyse the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customised advertisements based on the pages you visited previously and to analyse the effectiveness of the ad campaigns.

No cookies to display.

Os benefícios da IA podem demorar tempo; os CFOs devem continuar a incentivar o investimento

Hoje, a maioria dos líderes concorda que a IA generativa beneficiará as suas organizações e as pesquisas iniciais mostram que a adoção da IA tem sido abrangente e rápida através de diferentes setores da economia. Os lucros aumentarão à medida que as empresas aprendam como maximizar o valor dos seus investimentos em IA.

Porém, à medida que mais empresas e mais CFOs se aventuram no mundo da IA, os decisores precisam de compreender quais são os resultados realistas a curto prazo e as estratégias necessárias para apoiar o sucesso a longo prazo. A IA vem com um custo inicial inevitável e provavelmente demorará tempo para obter todos os seus benefícios, mas, com preparação e capacitação adequadas, é um investimento que vale a pena e que os CFOs devem defender.

Invista cedo e controle as expectativas

Todos os membros da direção (e aqueles que são responsáveis ou aqueles que escrutinam minuciosamente a rentabilidade de uma organização) devem lembrar-se de que, tal como qualquer outro investimento empresarial, a IA precisa de tempo e apoio para compensar totalmente. Uma forma de ajudar a controlar as expectativas é identificar um cronograma de ROI. Desta forma, pode manter os seus colegas da direção, colaboradores e acionistas, se for uma sociedade anónima, informados sobre o momento em que espera ver os benefícios mais tangíveis desta tecnologia.

Envolva os colaboradores e invista na formação

Para garantir que a sua IA vale a pena — porque não é barata — a sua organização precisa de dar prioridade à melhoria das competências das suas pessoas antes, durante e depois da implementação. Enquanto CFO, controla o orçamento, mas nem sempre a implementação ou a instalação de determinados recursos. No caso da IA, é imperativo que trabalhe com os líderes dos departamentos para certificar-se de que o envolvimento com a IA é encorajado e que os colaboradores têm a formação adequada para terem sucesso. A conclusão é que não se pode investir apenas em software; deve investir também em apoio para fazer o trabalho direito. Com tempo e formação suficientes, a IA pode mudar a forma como a sua empresa funciona.

Faça um balanço antes de investir mais

Embora o entusiasmo seja grande, encorajo todos os líderes a certificarem-se de que os seus utilizadores estão a obter o máximo benefício desta tecnologia. Avalie o uso em relação aos seus objetivos para que, mesmo que não veja uma correlação direta com a rentabilidade ou o crescimento da receita, possa ver ganhos de produtividade. Se determinados utilizadores não estiverem a utilizar as suas licenças, reatribua-as. É tudo uma questão de aproveitar ao máximo o que tem, provar o valor e, em seguida, tomar decisões calculadas.

Em última análise, não há como contestar o enorme potencial da IA e porque é que os CFOs devem apoiar o investimento. À medida que se prepara para acelerar as suas estratégias de IA, lembre-se de ser paciente, investir em formação e capacitação e avaliar o sucesso cedo e com frequência. Com estes três elementos em mente, o seu investimento em IA compensará — mesmo que demore tempo.

 

Adaptado de: “AI benefits may take time; CFOs should still push for investment“, por Jim Caci, CFO na AvePoint, publicado em CFO News em 21 de junho de 2024.



Deixe uma resposta