Como a IA transformará a capacidade de cobrar dívidas comerciais

A inteligência artificial (IA) é uma enorme promessa para os credores que querem reduzir o impacto do crédito malparado no fluxo de caixa e na rentabilidade. A IA já está a ajudar os credores B2C a prever quais os clientes que têm mais probabilidade de se atrasar e definir estratégias para resolver rapidamente os valores vencidos.

Como as soluções de IA aprendem à medida que absorvem e analisam o comportamento do cliente, esses sistemas inteligentes só se tornarão mais poderosos com o tempo, simplificando as comunicações com o cliente e reduzindo os custos de faturação e cobrança.

  1. Inteligência preditiva identifica riscos de crédito antecipadamente

Os sistemas baseados em IA têm o poder de analisar anos do padrão de pagamento do cliente, criando modelos que preveem riscos de cobrança com muito mais precisão do que os métodos atuais. Imagine ser capaz de avaliar o risco de crédito de um novo cliente sem depender apenas de relatórios de agências de crédito e referências comerciais, o que para muitas empresas é um processo lento e manual. Nesse cenário, um sistema baseado em IA inclui esses conceitos básicos, mas também compara o novo cliente com clientes existentes que têm históricos de crédito e pagamento com a sua empresa. Isso proporciona um perfil de risco mais informado relativo ao novo cliente, permitindo adaptar as condições de crédito ao risco e recompensar clientes específicos com melhores condições quando merecidas.

Ao longo do tempo, os modelos gerados por IA aprenderão mais sobre os comportamentos de pagamento, disponibilizando conhecimento que pode partilhar com a sua equipa de vendas. Isso torna a prevenção do incumprimento parte da sua nova estratégia de negócios, com todos a trabalhar em conjunto para atrair, atender e reter os clientes mais rentáveis.

  1. Comunicações simplificadas para envolver os clientes e economizar tempo

Num mundo alimentado por IA, os clientes que não pagam pontualmente recebem lembretes imediatos através de vários canais digitais. O conteúdo de cada mensagem é cuidadosamente ajustado de acordo com a gravidade da situação, baseado, em parte, no perfil de risco do cliente e em outras métricas de contas a receber.

Essas mensagens são uma forma mais eficiente de fazer o que toda a empresa bem gerida já faz: mostrar que valoriza o negócio do cliente e procurar resolver rapidamente as questões de pagamento.

  1. Canais amigáveis ao cliente originam conversas produtivas

O chat online demonstrou o seu valor no atendimento ao cliente B2C, surgindo como uma forma eficiente de lidar com dúvidas e preocupações. Além de lhes disponibilizar acesso instantâneo aos saldos atuais, aos valores vencidos e aos detalhes do extrato de faturação, o chat pode proporcionar uma forma de solicitar ajuda personalizada na configuração de um plano de pagamento alternativo.

  1. Aprendizagem contínua torna a comunicação mais eficaz ao longo do tempo

Com a IA no processo de comunicação com o cliente, as mensagens são automatizadas e oportunas, mas não precisam de ser robóticas. Pode determinar o conteúdo exato e o tom da mensagem e quais as opções disponibilizadas para resolver o valor vencido. A IA monitoriza continuamente as respostas do cliente, apresentando o conteúdo, o tom e o momento da mensagem que funcionam melhor para regularizar os saldos em atraso. Basicamente, os seus esforços de cobrança ficam mais inteligentes e eficientes ao longo do tempo.

  1. Históricos detalhados de clientes mediante pedido

Como qualquer pessoa envolvida em cobranças B2B sabe, alguns clientes não responderão a diversas mensagens de cobrança, independentemente de serem persuasivas e oportunas. A maioria desses clientes está com sérios problemas financeiros e não consegue pagar o que deve, portanto, é necessária uma ação rápida. Porém, atualmente, gerar relatórios para informar a tomada de decisão pode ser um trabalho lento e repetitivo.

Os sistemas alimentados por IA podem agregar e fornecer esses dados instantaneamente para que gerar relatórios seja mais parecido com fazer pesquisas no ChatGPT. As equipas de faturação e financeiras podem analisar o histórico de um único cliente problemático ou de grupos de clientes com elevado risco, usando os insights que recolhem para tomar decisões estratégicas oportunas.

  1. Escalar rapidamente para minimizar perdas e maximizar a saúde financeira

Escalar mais cedo sempre foi a chave para recuperar a maior parte das dívidas comerciais, pois coloca-o à frente numa situação em que multidões de credores estão atrás de um cliente com atraso no pagamento. Os insights de IA ajudarão a decidir o que fazer em cada momento — até a contratação de uma empresa de cobrança para lidar com os piores casos.

Em resumo, a IA promete tirar os credores da posição reativa em que estão há demasiado tempo, permitindo-lhes prever riscos e planear formas ágeis de resolver problemas em cada ponto do processo de faturação e cobrança. Com a IA, construirá relações mais fortes com bons clientes que passam problemas temporários de pagamento, que apreciarão a confiança que depositou neles e que encaminham outros bons clientes. Também beneficiará ao ver menos clientes em incumprimento total, reduzindo os custos de cobrança e melhorando os resultados.

 

Adaptado de: “How AI Will Transform the Ability to Collect Business Debt“, por Dean Kaplan, presidente do The Kaplan Group, uma agência de cobrança especializada em grandes reclamações e transações internacionais, publicado em CFO News em 23 de maio de 2023.



Deixe uma resposta