- 8 de Setembro, 2023
- Posted by: Filipa Ferreira
- Category: CFO
As crises económicas oferecem oportunidades para subir de nível: financiar de forma mais inteligente, aproveitar melhor os fornecedores de software e de tecnologia, expandir o desenvolvimento de negócios e, finalmente, preparar-se para uma recuperação económica. Haverá uma recuperação e é crucial estar preparado.
Tempos como estes parecem de extrema incerteza, mas como CFO é importante ajudar os colaboradores e colegas a compreender que este é um acontecimento periódico e cíclico, e os bons momentos virão novamente. Para alcançar a recuperação, os líderes empresariais podem concentrar-se em quatro táticas princpais.
- Nunca perca de vista o cliente
Como negócio, os clientes devem estar sempre no topo da sua lista de prioridades. Se não for relevante para o cliente, não há negócio. A experiência do cliente é a nova frente de batalha do marketing.
Incentivar os profissionais da área financeira a passar tempo com as equipas de atendimento ao cliente ajuda a construir conhecimento sobre o que está a causar queixas e rotatividade. Ao investir em áreas que acha que irão impulsionar melhores resultados para a empresa, procure sempre obter melhores resultados para os seus clientes. Investir no atendimento ao cliente é mais fácil se souber o que estão a vivenciar.
- Priorize claramente
Em tempos de crescimento económico, as empresas podiam aproveitar quase todas as oportunidades porque, mesmo que gastassem muito dinheiro, tinham a opção de angariar mais. O mundo de hoje não é assim.
Preparar-se para a recuperação após uma recessão significa ser extremamente disciplinado em relação às áreas que irão impulsionar de forma mais impactante o resultado. Incentive uma clara priorização.
- Comunique regularmente
À medida que os despedimentos continuam a fazer manchetes, os colaboradores sentem-se inseguros. Quando as coisas estão a mudar e os negócios se estão a transformar é quando as suas pessoas precisam de o ouvir mais.
Em tempos de incerteza, as interações com os colaboradores são essenciais. Se costumava fazer uma reunião geral uma vez por trimestre, faça-o uma vez por mês. Se organiza a sua reunião de equipa uma vez por mês, faça-o uma vez por semana. Neste momento, precisa de comunicar, comunicar, comunicar.
- Preserve o fluxo de caixa
O fluxo de caixa assume uma importância primordial quando é mais difícil de obter liquidez. Se existir uma oportunidade de angariar dinheiro ou reduzir os gastos em determinadas áreas menos relevantes, procure sempre preservar o fluxo de caixa.
Não sabe quando e por quanto tempo as janelas de liquidez irão permanecer abertas, então seja cauteloso. Esta tática, designada como o “dinheiro é rei”, acrescenta flexibilidade e mais tempo para ultrapassar períodos difíceis.
Para as empresas mais jovens que não têm acesso ao mercado de capitais, angarie dinheiro quando não precisa, não quando se está a perguntar como vai pagar os salários. Tome estas decisões com antecedência para evitar totalmente esta situação.
Embora nunca seja possível prever totalmente o impacto de períodos de recessão económica, é crucial estar o mais preparado possível. O lado positivo de uma recessão muito falada é que não irá apanhar ninguém de surpresa, use estas táticas para sair mais forte.
Adaptado de: “4 Tactics for CFOs to Navigate Economic Uncertainty“, por Sonalee Parek, CFO da RingCentral, publicado em CFO News em 27 de junho de 2023.