- 29 de Janeiro, 2025
- Posted by: Filipa Ferreira
- Category: Líderes Financeiros
Se as organizações mudarem a forma como operacionalizam a sustentabilidade, podem aumentar significativamente o valor do negócio.
Neste sentido é necessário é alinhar os objetivos de sustentabilidade com os esforços de transformação digital. Quatro ações para conseguir tal objetivo.
1. Reimaginar o modelo de negócio
As tecnologias avançadas podem não só tornar os negócios mais eficientes e rentáveis, mas também mais inteligentes e mais ágeis, ajustando-se às necessidades dos consumidores e às mudanças das condições de mercado, e transformando os modelos de negócio para “fazer mais e melhor com menos”.
As organizações devem repensar todo o seu modelo de negócio e cadeias de valor, integrando o digital e a sustentabilidade em tudo o que fazem, com o objetivo de conceber, construir e dimensionar operações, serviços e produtos mais inteligentes, eficientes, sustentáveis e resilientes. As práticas circulares e a conceção de produtos sustentáveis, por exemplo, não só reduzem o impacto ambiental de um produto, mas também aumentam a eficiência de custos e recursos, reforçando a capacidade das empresas para resistir a ruturas na cadeia de abastecimento.
No entanto, a integração da sustentabilidade na estratégia digital envolve mais do que a atualização da tecnologia. Exige um modelo de negócio ágil, capaz de se adaptar a alterações da regulamentação e das condições de mercado, especialmente à luz das crescentes preocupações climáticas. As empresas que adotam economias circulares demonstram que a sustentabilidade e a rentabilidade podem coexistir. A chave é que os profissionais da área de contabilidade e da área financeira assumam um papel ativo nesta integração, tendo em conta a forma como os modelos de negócio se podem adaptar para alcançar um crescimento verdadeiramente sustentável, em vez de abordarem a sustentabilidade numa perspetiva de “temos de apresentar relatórios”.
2. Identificar o software em que investir
Cumprir a promessa de transformação digital sustentável exigirá que os CFOs colaborem estreitamente com outros executivos para identificar as tecnologias que ajudarão a empresa a atingir os seus objetivos de sustentabilidade.
Tecnologias como a análise avançada e as aplicações de IA permitem o acompanhamento e o reporting de métricas de sustentabilidade de forma mais precisa e transparente, o que é essencial para manter a confiança dos investidores e cumprir os requisitos legais. Algumas ferramentas também podem ajudar a identificar e gerir oportunidades de investimento sustentável, alinhando as estratégias financeiras com os objetivos de sustentabilidade a longo prazo. A implementação de tecnologia eficaz tornou os relatórios de sustentabilidade, a alocação de capital, a gestão do risco, a gestão do desempenho, a conformidade regulatória e a narrativa de sustentabilidade muito mais fácil de gerir e avaliar.
3. Avaliar o impacto
É crucial que os líderes financeiros adotem um mindset de criação de valor. Têm de ajudar a criar valor a longo prazo e a integrar a sustentabilidade na estratégia central da empresa, apoiar a integração da sustentabilidade na estratégia digital e reportar sobre a forma como a organização gerou valor. É aqui que as oportunidades e as vantagens competitivas serão encontradas.
O papel da área financeira na avaliação e gestão do valor intangível ESG de uma organização, que facilita a tomada de decisão e, eventualmente, impulsiona o sucesso e a rentabilidade a longo prazo, será uma componente crucial da avaliação e comunicação do impacto.
4. Liderar a mudança para o pensamento sistémico
Os líderes financeiros devem passar de uma abordagem centrada nos custos e conformidade para uma abordagem centrada na resiliência e riscos sistémicos e de um pensamento isolado para um pensamento sistémico que tenha em consideração a interligação da tecnologia, da sustentabilidade e da estratégia organizacional. Para fazer esta mudança com sucesso, será exigido que a área financeira expanda os seus conhecimentos em matéria de pensamento integrado, análise de dados e competências digitais, especialização em sustentabilidade e gestão da mudança. A melhoria destas competências ajudará a área financeira a passar da avaliação apenas do desempenho financeiro para a avaliação mais ampla do desempenho económico e social, a fim de compreender melhor o impacto da sua organização no ambiente e na comunidade.
Adaptado de: “4 actions to align sustainability goals with digital transformation“, por Jakub Bejnarowicz, diretor regional da Europa na AICPA & CIMA, conjuntamente com a Association of International Certified Professional Accountants, publicado em FM magazine em 11 de outubro de 2024.