6 formas de preparar a sua carreira para o futuro num mundo de IA

A utilização crescente da IA (inteligência artificial) e de outras novas tecnologias significa mudanças. Em vez de se preocupar com o que pode acontecer à sua profissão, prepare-se para qualquer que seja a nova realidade que o espera. Experimente as seguintes estratégias para preparar a sua carreira para o futuro e manter o seu progresso.

Avalie a sua posição inicial

O mais fácil de alcançar para a tecnologia tem sido quase sempre as tarefas repetitivas e de valor relativamente baixo. A revolução da informação em curso também tem assistido à automatização de tarefas que envolvem o processamento de grandes quantidades de dados (a análise de radiografias médicas é o exemplo clássico — e pensa-se que os assistentes jurídicos e os contabilistas mais jovens também estão em risco). Avalie o seu trabalho e pergunte a si mesmo o quanto se enquadra (ou é provável que se venha a enquadrar em breve) em categorias de risco como estas.

Concentre-se no que a IA não consegue fazer

A lista de coisas em que as máquinas não são boas é atualmente longa. Não conseguem, por exemplo, inspirar e liderar uma equipa, as suas “emoções” são simuladas em vez de reais, não conseguem desenvolver estratégias a longo prazo e não conseguem lidar com relações complexas e multifacetadas com os clientes. Ainda não são boas em tarefas genuinamente criativas e inovadoras e, embora sejam ótimas a reconhecer padrões, são muito menos aptas a fazer ligações intuitivas entre domínios distintos. Portanto, concentre os seus esforços e procure fazer mais em áreas como estas.

Aceite a mudança e mantenha as suas competências atualizadas

O ritmo da mudança está a acelerar — os conhecimentos e as competências que outrora perduraram durante décadas agora duram alguns anos. Parece quase contraintuitivo, mas a melhor forma de proteger a sua função de se tornar obsoleta pela mudança tecnológica é ter a tecnologia o mais perto possível de si. Adote uma mentalidade positiva. Aproveite qualquer formação que seja oferecida e procure constantemente novas formas de fazer o seu trabalho e novas tecnologias que possa utilizar. Incorpore essas tecnologias no seu trabalho e automatize as tarefas que podem ser automatizadas. No entanto, é necessário encontrar um equilíbrio. Não se agarre a todos os novos desenvolvimentos da moda, porque muitas deles serão esquecidas num ano. Seja criterioso e procure ferramentas que o tornem efetivamente mais produtivo e útil.

Acompanhe os desenvolvimentos

Mantenha-se a par dos desenvolvimentos e das notícias do seu setor. Quer saber o que está para vir — bom ou mau. Nada deve ser uma surpresa. Não se concentre de forma demasiado restrita. Leia sobre o que está a acontecer em domínios adjacentes. Isto torná-lo-á mais completo e mais adaptável e fornecerá mais informações. Estes setores próximos também podem proporcionar rotas de fuga se a IA ou outras tecnologias perturbarem o seu próprio domínio ou empresa. Dezenas de negócios mudaram de uma área para outro setor próximo quando viram sinais desfavoráveis.

Tenha em mente as relações

Os trabalhos continuam a ser, principalmente, uma questão de relações — e as empresas continuam a ser compostas por pessoas. Quer se trate do seu superior, da sua equipa ou dos seus clientes, as relações com aqueles que o rodeiam e a sua rede de contactos continuarão a ser extremamente importantes. Adicionalmente, a ligação emocional é algo que a IA não consegue replicar — de momento. A IA está, essencialmente, a adivinhar padrões e, portanto, dar-lhe-á uma resposta mais provável, não um sentimento genuíno. Trabalhe numa ligação humana real com colegas e clientes. Passe efetivamente tempo com eles no mesmo espaço físico, faça com que confiem em si, o conheçam e contem consigo.

Trabalhe na sua marca pessoal

Num mundo cada vez mais flexível e em rápida mudança, ser amplamente conhecido como um profissional competente e de confiança é extremamente valioso. Faça um esforço real para construir a sua reputação. Seja estratégico. Pense naquilo por que quer ser conhecido e no contexto — por exemplo, alguém que compreende profundamente a interseção entre finanças e tecnologia. Em seguida, divulgue o seu nome. Neste caso, pode optar por seguir uma abordagem um pouco anterior à pandemia COVID-19. Participe em eventos. Ofereça-se para aparecer em painéis. O melhor de tudo, apresente-se como orador em eventos. A pessoa no palco parece sempre um líder.

 

Adaptado de: “6 ways to future-proof your career in an AI world“, por Rhymer Rigby, colaborador da FM magazine e autor de The Careerist: Over 100 Ways to Get Ahead at Work, publicado em FM magazine em 15 de dezembro de 2023.



Deixe um comentário