Construir Confiança em Equipas Remotas

As organizações globais e multinacionais sempre enfrentaram o desafio do trabalho remoto pois as suas equipas sempre estiveram dispersas por todo o mundo.

A complexidade de liderar uma equipa de trabalho global, na qual os membros são de duas ou mais nacionalidades ou origens culturais, é ainda maior. O mesmo aconteceu com o liderar equipas remotas durante a pandemia.

No entanto, as equipas de trabalho globais eficazes podem ser mesmo uma vantagem competitiva pelo que, nesta era do trabalho remoto, os CFOs devem aproveitar as lições de gestão das equipas de trabalho internacionais.

Conectar uma Equipa Global

Quando Steve McNally, CMA, CPA, presidente do Institute of Management Accountants e CFO do grupo de empresas PTI se tornou o responsável financeiro das maiores operações de produção e distribuição da sua empresa, teve que passar a supervisionar a equipa local de controlo de inventários. Enquanto investigava as práticas de controlo de inventários da empresa, descobriu que não existia uma política corporativa (cada divisão tinha a sua própria) e que os procedimentos variavam muito. Mesmo as localizações do mesmo negócio e sujeitas à mesma política estavam, na prática, a interpretá-la e a executá-la de formas diferentes.

O CFO da empresa encarregou-o de desenvolver a primeira política corporativa de controlo de inventários da empresa. Criou uma equipa de líderes e especialistas em controlo de inventários de toda a organização. Ao definir claramente os elementos a entregar e ao alinhar o cronograma, a equipa pôde conciliar o projeto com os seus “trabalhos diários”. E ao alternar os horários das reuniões, partilharam o inconveniente dos vários fusos horários da equipa.

A forma como desenvolveram e implementaram a nova política garantiu que satisfazia as necessidades de cada operação da cadeia de abastecimento, independentemente da linha de negócio ou da localização. Assegurou igualmente que as partes interessadas compreendiam e investiam nos novos requisitos. Como bónus, conectou cada uma das equipas de controlo de inventários da empresa, permitindo a partilha das melhores práticas.

Lições para Trabalho Remoto

Então, como se cria confiança, compromisso e lealdade numa equipa remota, e como é que a essa equipa cria laços de camaradagem? Tenha em mente estas sete dicas essenciais quando liderar equipas globais e remotas.

Defina objetivos partilhados. Defina claramente o propósito da equipa e os objetivos partilhados. Quais são os elementos a entregar? Qual é o cronograma? Como é que os resultados serão medidos e acompanhados?

Crie uma cultura de equipa. Seja sensível às diferenças culturais entre os membros, incluindo o respeito pelos feriados nacionais e religiosos. Combine a frequência das reuniões e o acompanhamento e reporte do progresso. Considere usar a função “pedir para falar” das ferramentas de reunião virtual para facilitar o fluxo de discussão durante as grandes reuniões. Esteja disposto a criar uma cultura e estrutura de equipa que pareça diferente da cultura organizacional global da empresa.

Abrace a diversidade. As equipas globais são inerentemente diversificadas em todos os sentidos, incluindo ideias, formas de pensar e soluções. Para obter os benefícios desta diversidade, envolva proativamente todos os membros da equipa, garantindo que todas as vozes são ouvidas. Evite generalizar, estereotipar ou fazer suposições. Concentre-se nos resultados, não no estilo de trabalho ou na abordagem de um membro da equipa.

Alterne os fusos horários. Os membros da equipa vêm de vários fusos horários. Para ultrapassar este desafio, alterne o horário das reuniões do grupo para que não seja sempre a mesma pessoa ou grupo que tenha que estar nas reuniões fora das suas horas de trabalho. Além disso, embora não seja o ideal, considere realizar as reuniões duas vezes, de manhã e à tarde, para permitir que os membros da equipa escolham o horário que funciona melhor.

Incentive a união da equipa. Crie oportunidades para fortalecer a união da equipa e para a construção de relações. Por exemplo, considere iniciar os projetos presencialmente ou ter a equipa reunida pessoalmente periodicamente. Se o grupo for totalmente remoto, considere participar em atividades virtuais de team-building e incentive os membros da equipa a se conectarem individualmente.

Disponibilize tecnologia aos trabalhadores. Tenha a tecnologia instalada, prepare as pessoas, garanta que a equipa se sente confortável em usá-la e tenha um plano de backup em caso de falhas.

Construa confiança. Providencie sessões de liderança, coaching e outras oportunidades para o crescimento pessoal da equipa. Mostre empatia, conectando-se com os membros da equipa a nível pessoal. Mais importante, confie que as suas pessoas terão sucesso.

 

Adaptado de: “Remote Teams Thrive on Trust and Connections“, por Steve McNally, CMA, CPA, presidente do Institute of Management Accountants e CFO do grupo de empresas PTI (Plastic Technologies Inc.), publicado em CFO News em 23 de fevereiro de 2022.



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