A Combinação Certa de Novos e Antigos Colaboradores

Os colaboradores altamente treinados, conhecedores e bem formados são alguns dos ativos mais críticos de uma empresa. Os colaboradores de longa data conhecem o seu trabalho por dentro e por fora, conhecem os processos intimamente e muitas vezes têm relações que quebram silos e promovem a colaboração.

Ao mesmo tempo, empresas de sucesso reconhecem a importância de trazer novos talentos para preencher as funções existentes ou ajudar a organização a obter novas competências. Os novos colaboradores trazem novas perspetivas. Podem ajudar a revigorar processos obsoletos e a introduzir nova energia em atividades que se tornaram rotina. Os novos colaboradores são mais propensos a perguntar por que motivo as coisas são feitas de determinada maneira, conduzindo a melhores métodos de trabalho.

A percentagem de colaboradores com menos de um ano é uma medida que pode dar uma imagem da sua equipa. Essa imagem pode servir de base enquanto trabalha para atingir um rácio ideal entre os novos e os antigos colaboradores.

Facilitar as Transições

Uma empresa, especialmente se estiver em crescimento, está sempre a contratar novos colaboradores. Os processos robustos e as práticas de gestão de conhecimento ajudam a minimizar a perturbação do negócio causada por novas contratações e rotatividade da equipa. Os colaboradores experientes têm muitas vezes uma abundância de conhecimento de processos, mas esse conhecimento não ajuda ninguém se não estiver documentado. A documentação de processos e outras formas de captação de conhecimento garantem que o know-how crítico do negócio não desaparece quando saem os colaboradores.

Uma boa gestão de processos e conhecimento reduz o tempo de aquisição de competências pelos novos colaboradores. Idealmente, uma organização deve ter a documentação dos processos e os guias para cada processo. Estas ferramentas permitem que cada novo colaborador aprenda rapidamente a executar as suas tarefas. Os recursos devem estar acessíveis com apenas alguns cliques no fluxo de trabalho — os colaboradores nunca devem estar longe do conhecimento de que necessitam.

Estratégias de Retenção

Vários colaboradores estão a começar ao mesmo tempo? É uma oportunidade alavancada para impulsionar a retenção de todo o grupo. A empresa pode promover o envolvimento, a construção de relações e o networking imediatamente ao agrupar os novos colaboradores em grupos e dar-lhes oportunidades de trabalho em conjunto. Quando os colaboradores têm uma rede vibrante de colegas desde o primeiro dia, são mais propensos a integrarem-se perfeitamente na cultura da organização.

Para reter os novos e os antigos colaboradores, uma das coisas mais eficazes que pode fazer é ouvir o que eles precisam e atender a essas necessidades de formas criativas adaptadas à sua cultura. Pequenos atos de atenção que atendem diretamente às preocupações dos colaboradores transmitem uma mensagem poderosa sobre o apoio da organização aos colaboradores. Por exemplo, se sabe que uma grande parte dos colaboradores percorre longas distâncias para o escritório, compre-lhes alguns tanques de combustível. Isso vai ajudar a suportar o aumento do custo do combustível enquanto demonstra o seu apreço. Se a organização tiver um pacote de benefícios altamente competitivo em relação a outras organizações, garanta que os colaboradores conhecem o seu valor. A relva muitas vezes parece mais verde noutros lugares, mas às vezes só parece assim porque os colaboradores não estão plenamente conscientes dos benefícios e das regalias disponíveis.

Acompanhar a percentagem de colaboradores com menos de um ano pode ajudar a refletir profundamente sobre o mix da equipa atual — e as oportunidades e os desafios que pode apresentar.

 

Adaptado de: “Metric of the Month: The Right Mix of New and Long-Serving Employees“, por Perry D. Wiggins, CPA, CFO, secretário e tesoureiro da APQC, uma organização sem fins lucrativos de benchmarking e pesquisa de melhores práticas em Houston, publicado em CFO News em 05 de maio de 2022.



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