5 formas de valorizar os colaboradores e aumentar a retenção

À medida que a competição pelos melhores talentos continua a aquecer em todo o mundo, é imperativo que os gestores se concentrem no recrutamento de colaboradores e mantenham um ambiente de trabalho concebido para reter colaboradores, disse David Biggs, ACMA, CGMA, CFO da Legatics em Londres. Referiu que uma forma de melhorar a retenção é mostrar aos colaboradores que a gestão os valoriza e às suas contribuições. “Quando os colaboradores são felizes e acreditam que são valorizados, são mais produtivos e motivados a fazer o seu melhor trabalho”, disse Biggs.

Além disso, os gestores que demonstram gratidão e reconhecem o papel importante que os seus colaboradores desempenham na empresa são recompensados com uma forte cultura empresarial e uma organização a que as pessoas querem pertencer. Afinal, passamos a maior parte do nosso dia no trabalho, disse Biggs.

Matt Miller, FCMA, CGMA, CFO do Laboratório Nuclear Nacional do Reino Unido, concordou. “Vamos trabalhar não só para ganhar dinheiro para pagar as contas, mas também para procurar gratificação pessoal e um sentido de realização”, disse.

Expressar reconhecimento não precisa ser extravagante ou complicado. Há muitas formas simples de mostrar aos colaboradores o quanto os valoriza. Biggs e Miller partilharam algumas ideias que provaram ser bem sucedidas.

Programe tempo de qualidade. Marcar reuniões individuais regulares com os colaboradores sem que estejam relacionadas com trabalho ajuda a que se sintam valorizados e recompensados, disse Biggs. Recomendou conhecer a sua equipa, aprender sobre os seus hobbies, interesses e realizações pessoais, bem como nomes de familiares e animais de estimação.

Comprometa a equipa. Quando os colaboradores compreendem as metas e objetivos da sua organização, estão mais empenhados e gostam de se sentir parte da equipa, especialmente quando os seus gestores adicionam criatividade às sessões formativas de rotina.

Celebre os sucessos. Dar um high five ou agradecer por um trabalho bem feito pode ajudar muito a que os colaboradores se sintam valorizados e apreciados, disse Biggs. No caso de ambientes de trabalho remoto, apontou para aplicações de mensagens instantâneas nas redes sociais e plataformas como o Slack ou o Microsoft Teams.

Biggs acrescentou que o reconhecimento público deve ser oportuno e sincero, e deve ser feito regularmente. “Em alguns casos, acho que as pessoas não comemoram os sucessos com frequência suficiente”, disse.

Considere os tipos de personalidade. As iniciativas de reconhecimento público, as atividades em equipa e as discussões em grupo são muitas vezes uma ótima forma de fazer com que os colaboradores se sintam importantes, e os extrovertidos destacam-se nesses cenários. Gestores eficazes encontrarão formas de fazer com que os colaboradores mais introvertidos também se sintam valorizados.

“Os extrovertidos estão mais dispostos a saltar, pegar num microfone e resolver um problema imediatamente”, disse Miller. “Mas os introvertidos podem ser igualmente poderosos se tiverem tempo e espaço para reflexão, porque muitas vezes terão a informação que leva a uma solução.”

Exercite o empoderamento. Capacitar os colaboradores para fazerem contribuições significativas para o sucesso da sua organização contribuirá para o seu compromisso a longo prazo, disse Miller.

Por vezes, os gestores veem os colaboradores através do filtro das suas próprias experiências, o que pode desencadear uma reação em cadeia, começando pela microgestão e levando à baixa autoestima dos colaboradores e, finalmente, resultando em resultados negativos.

“Em vez de fazer uma microgestão da sua equipa, é melhor concentrar-se nos resultados e capacitar os seus colaboradores para os entregarem”, disse Miller.

 

Adaptado de: “5 ways to value employees and boost retention“, por Teri Saylor, escritora independente sediada nos Estados Unidos, publicado em FM magazine em 06 de julho de 2022.



Deixe um comentário