4 prioridades estratégicas para o CFO moderno

Os atuais CFOs querem — e precisam — ser estratégicos. Porém, cada vez mais, são forçados a ser meramente táticos.

Perante a inflação crescente e a incerteza económica generalizada, os CEOs estão a pedir aos dirigentes financeiros que promovam soluções abrangentes para o crescimento da receita e a economia de custos. Num cenário cada vez mais digital, a integração de novas tecnologias e análise de dados é fundamental. Entretanto, a diversidade, equidade e inclusão (DE&I), o ESG e a sustentabilidade corporativa só se tornarão mais importantes nos próximos anos, e os CFOs têm um papel a desempenhar na tradução desses objetivos em ações tangíveis.

É um novo mundo empresarial, que requer agilidade de liderança e novos padrões de excelência — e isso exige um novo tipo de CFO. Aqui estão quatro prioridades principais nas quais os executivos se devem concentrar.

  1. Tenha conversas corajosas

Os CFOs nem sempre são conhecidos por serem os melhores comunicadores. Mas, no atual mercado de trabalho, isso tem que mudar. Perderá as melhores pessoas se não motivar os menos envolvidos a fazer melhor. Também é mais caro contratar um novo colaborador do que melhorar as qualificações de um já existente.

Seja muito claro sobre os pontos problemáticos, os passos a dar para melhorar e o que pode prometer se forem alcançados. Aceite a dificuldade dessas conversas. Não precisa esperar até que exista um problema — tenha conversas claras e corajosas cedo e consistentemente desde o primeiro dia para promover a retenção.

  1. Torne-se fluente no digital

Perante a escassez generalizada de oferta de trabalho e a pressão sobre os custos, quase metade dos executivos entrevistados num relatório recente referiram que os dados e as análises self-service podem promover a produtividade dos colaboradores; outros mencionam a utilização benéfica da automatização e da inteligência artificial em áreas como contas a pagar, faturação e projeções financeiras.

Mas integrar essas ferramentas não é uma tarefa simples. Os CFOs precisam compreender que tecnologias existem, como implementá-las estrategicamente e como adaptar os colaboradores a novas ferramentas. Isso requer conhecimento técnico, ênfase na inovação contínua e colaboração com os departamentos de TI para garantir que os dados corretos são capturados e alinhados com os principais objetivos empresariais. Também implica o afastamento das noções tradicionalmente mantidas pelas finanças sobre a tecnologia.

  1. Qualifique os colaboradores de formas inovadoras

A qualificação assumiu uma nova urgência no atual mercado de talentos. Os CFOs formados para seguir os números podem não ter tanta experiência com as soft skills necessárias para desenvolver talentos de forma eficaz. Este exercício é menos sobre abordar as questões financeiras de uma equipa — já são especialistas nessa área — e mais sobre estimular talentos de forma mais abrangente, seja em torno de tópicos como liderança, relação com clientes ou transformações estratégicas.

Nessa área, os CFOs também devem aproveitar uma variedade de canais. O ensino remoto pode alcançar mais pessoas, mas precisa ter recursos — como perguntas de votação — para torná-lo interativo e envolvente. Ao mesmo tempo, os colaboradores que dão prioridade ao digital estão cada vez mais à procura de formação contínua: respostas em tempo real para questões que possam procurar e encontrar de forma rápida e eficiente. A comunicação é fundamental. Os colaboradores não querem ser apenas mais uma engrenagem na máquina — para realmente fazer mudanças comportamentais, terão que saber por que motivo estão a desenvolver uma determinada competência e como esse trabalho se enquadra no contexto mais abrangente.

  1. Compreenda o propósito

Este é um conceito relativamente novo para a maioria dos CFOs. Mas agora é o momento de evoluir para melhor. Por exemplo, aquando o recrutamento, agora existe a vantagem de ter programas de envolvimento da comunidade e compromissos de DE&I. A chave é garantir que essas iniciativas comunitárias estejam alinhadas com o propósito e a visão corporativa da empresa e vice-versa.

O ESG e a sustentabilidade corporativa também fazem parte desse esforço. Os CFOs serão cada vez mais responsáveis por partilhar, reportar e quantificar a narrativa em torno desses esforços, enquanto gerem os investimentos necessários para os tornar realidade. A função contabilística e financeira pode até ser uma solução para o problema do atual reporte ESG e os CFOs modernos podem ser líderes nessa área.

Uma nova equipa

Para atender às exigências do atual mundo empresarial acelerado, os CFOs devem descobrir como gerir novas tecnologias, uma nova dinâmica de equipa e uma força de trabalho que provavelmente tem experiências e expectativas profissionais diferentes.

 

Adaptado de: “4 Strategic Priorities for the Modern CFO“, por Chris Spurio, presidente dos serviços financeiros da CBIZ, uma empresa de contabilidade, seguros e consultoria, publicado em CFO News em 27 de janeiro de 2023.



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