3 componentes críticas para a construção de uma organização financeira orientada por dados

Os líderes financeiros sabem que, num ambiente incerto e em constante mudança, o acesso a dados fiáveis e em tempo real já não é um luxo, mas um requisito.

Apesar desse problema impactar os líderes financeiros, independentemente do setor, muitas organizações ainda não conseguem transformar as suas intenções sobre os dados em ações. Embora não exista uma solução única, existem três componentes universais em que as áreas de TI e financeira se podem associar para avançar no sentido de construir uma organização financeira mais orientada por dados através de cultura, talento e tecnologia.

  1. Cultive uma cultura de dados

A construção de uma organização orientada por dados não acontece da noite para o dia, mas é uma componente essencial para o sucesso futuro. Os líderes devem alargar a sua definição de cultura orientada por dados para incluir não apenas a tomada de decisões, mas também a curiosidade e a disposição para questionar suposições.

É aqui que a colaboração entre as áreas de TI e financeira é crítica. A acessibilidade dos dados pode fazer a verdadeira diferença, juntamente com a tecnologia que permite aos membros da equipa explorar esses dados (de uma forma relevante e adequada à sua função).

Os dados por si só não tornam uma empresa orientada por dados. Quando muito, intensificar o volume e a velocidade dos dados significa que a maioria das equipas tem mais informações do que sabem o que fazer com as mesmas. Uma empresa orientada por dados é sustentada por uma cultura centrada em dados, que permite às equipas ter as ferramentas adequadas e o espírito de colaboração para dar sentido a todos os dados que possuem.

  1. Promova o talento certo

As organizações que investem na modernização do seu departamento financeiro acabam por, naturalmente, atrair mais talento com as competências de próxima geração — incluindo análise de dados — que tanto procuram.

Poucas pessoas ficam entusiasmadas com a perspetiva de trabalhar em tarefas manuais ou repetitivas. Em vez disso, os melhores talentos são atraídos para organizações que adotaram tecnologia inovadora que simplifica os principais processos, permitindo-lhes que passem mais tempo em trabalhos significativos. A modernização do departamento financeiro cria um ciclo virtuoso de atração de talentos preparados para o futuro para impulsionar ainda mais a organização.

A construção de uma organização financeira orientada por dados implica uma transformação que só é possível através de uma estreita colaboração entre as áreas financeira e de TI. Essa colaboração requer talentos em ambas as equipas para dar prioridade ao pensamento crítico, à curiosidade e à comunicação. Contrate e retenha talentos que sejam capazes de identificar proativamente potenciais problemas que a sua organização possa enfrentar e de resolvê-los antes que se tornem prejudiciais. E, igualmente importante, identifique talentos que queiram partilhar essas competências com toda a equipa para criar um ambiente de constante aprendizagem.

  1. Adote tecnologia preparada para o futuro

Não é possível construir uma organização orientada por dados se os dados não estiverem prontamente disponíveis. Mas a acessibilidade dos dados é, muitas vezes, dificultada por soluções financeiras isoladas.

A reflexão sobre a sua tecnologia subjacente não é uma consideração pequena. Mas os riscos decorrentes da manutenção do status quo — simplesmente porque é o status quo — apenas aumentam. É imperativo que as organizações reavaliem se a tecnologia que estão a utilizar é apenas uma ferramenta a ser manipulada ou um facilitador estratégico de todo o potencial financeiro.

Para competir nos dias de hoje, as empresas precisam de ser orientadas por dados. Para o conseguir é necessário colaboração entre as áreas de TI e financeira, intenção estratégica e ação direcionada, particularmente em torno dos componentes que unem quase todas as organizações financeiras modernas.

 

Adaptado de: “3 Critical Components to Building a Data-Driven Finance Organization“, por Joseph James, chief financial officer da Apex Capital, publicado em CFO News em 14 de março de 2023.



Deixe um comentário