Dicas para melhorar a comunicação com colegas não financeiros

A carreira financeira, com a sua combinação única de competências, certificações e código de ética profissional, possui uma linguagem própria e complexa. E aqui reside um problema: comunicar com colegas não financeiros.

Em algumas empresas, por exemplo, as PME com mão de obra intensiva, em que os quadros superiores tendem a concentrar-se fortemente em questões operacionais, os líderes podem, por vezes, ter carência de consciência financeira. É necessário simplificar o complexo para apoiar melhor a gestão na sua tomada de decisão.

Aqui estão dicas para explicar questões financeiras a executivos não financeiros.

Voltar ao básico para explicar os conceitos

Algumas pessoas, mesmo aquelas em cargos de liderança, não vão “perceber” imediatamente conceitos financeiros como acréscimos ou impostos diferidos. Isto deve-se frequentemente à complexidade das regras, da linguagem e dos conceitos do reporting contabilístico, que podem ser intimidantes.

O seu trabalho é ajudá-los a entender. Se as pessoas não perceberem à primeira, encontre uma forma diferente de explicar até que percebam. Uma boa abordagem é levar os assuntos de volta ao básico, usando as finanças pessoais para explicar os conceitos, tal como liquidar primeiro o empréstimo mais caro do cartão de crédito antes de fazer pagamentos em excesso de uma hipoteca com taxa fixa baixa. Fluxogramas e mapas mentais podem ser formas úteis de visualizar conceitos.

Apoiar as prioridades dos gestores

Os gestores não financeiros não têm tempo disponível para desenvolver uma compreensão profunda sobre as finanças. Portanto, identifique primeiro o que consideram importante e apoie a compreensão desses conceitos. Isso pode significar começar com fatores que afetam os bónus e os planos de incentivos a longo prazo, o desempenho da divisão, o benchmarking da concorrência ou as diferenças entre lucro e fluxo de caixa. Uma melhor compreensão dos conceitos financeiros que são importantes para os gestores não financeiros aumenta a sua adesão a projetos de transformação, orçamentação e processos de planeamento estratégico a longo prazo.

Fornecer acesso aos dados de dashboard

Ao desenvolver Power BI dashboards que mostram os KPIs e possuem a capacidade de detalhar dados de nível operacional, os contabilistas podem tornar a informação financeira mais acessível a todos. Estes passos ajudam os contabilistas a construir confiança e a quebrar quaisquer barreiras invisíveis que possam existir entre as operações geradoras de receita e as finanças como uma função de apoio.

Ponderar onde pode acrescentar valor

Alguns dos maiores contributos de um líder financeiro podem vir do papel de “advogado do diabo”, ajudando os gestores não financeiros a evitar cometer erros dispendiosos. Seja um amigo crítico e não tenha medo de desafiar os “projetos de ego”.

Reconhecer as prioridades dos nossos stakeholders foi sempre importante na produção de relatórios e na avaliação de projetos, mas usar as nossas competências de comunicação para ensinar e aconselhar ajuda a construir a confiança e a compreensão mútua essenciais para um trabalho de equipa eficaz. E ao ajudar os nossos colegas a entenderem e a participarem nas atividades financeiras, libertamos o nosso próprio tempo para as atividades de valor acrescentado. Em última análise, isto ajuda a garantir que estamos todos em melhor posição para alcançar o sucesso empresarial.

 

Adaptado de: “Tips to enhance communication with nonfinance colleagues“, por Rebecca McCaffry, FCMA, CGMA, diretora técnica associada, Pesquisa e Desenvolvimento – Contabilidade de Gestão na AICPA & CIMA, conjuntamente com a Association of International Certified Professional Accountants, e Ian Brown-Lee, ACMA, CGMA, diretor financeiro sediado no Reino Unido com experiência em setores como o imobiliário, a construção, a indústria alimentar e os serviços financeiros, publicado em FM magazine em 05 de outubro de 2023.



Deixe um comentário